Alemanha

Dortmund reabre Bundesliga para confirmar status

A Bundesliga recomeça nesta sexta-feira após a parada de inverno e o final do primeiro turno com um grande jogo. Em Leverkusen, o líder Borussia Dortmund encara o Bayer e busca consolidar, de vez, a condição de principal favorito ao título. Com 43 pontos, o Dortmund está dez à frente de Mainz e do próprio rival, o primeiro de 2011.

A equipe do técnico Jürgen Klopp terminou 2010 com uma derrota, por 1 a 0, para o Eintracht Frankfurt, e o treinador nega qualquer tipo de nervosismo para o recomeço. “A última vez que fiquei nervoso foi quando tive uma prova de matemática, porque eu estava muito mal preparado. Agora, porém, sinto que estamos muito bem preparados, por isso não estou nervoso”, afirmou.

“Todos estão esperando que nós vamos cair, mas isso não significa que as chances de isso acontecer aumentem. Mas o que não devemos fazer é achar que tudo será decidido contra o Leverkusen”, completou Klopp, que não terá o meia Shinji Kagawa, um dos destaques do time na temporada, cedido à seleção japonesa para a disputa da Copa da Ásia.

No Bayer a maior novidade pode ser o retorno do meia Michael Ballack, recuperado de uma fratura na tíbia sofrida em setembro do ano passado. “Espero que ele possa atuar alguns minutos. Mesmo se ele não estiver 100% fisicamente, o aspecto emocional pode ajudar a ter uma boa atuação”, disse o treinador Jupp Heynckes.

No primeiro turno, em agosto, na primeira rodada da Bundesliga, o Leverkusen conquistou a vitória por 2 a 0. Nas estatísticas do confronto entre os clubes na história do Campeonato Alemão, o duelo é bem equilibrado: 24 vitórias do Bayer, 18 empates e 21 triunfor do Dortmund.

“Nosso próximo confronto tem a importância de um clássico. Principalmente porque precisamos dessa vitória para diminuir a diferença de pontos que o Borussia Dortmund conquistou até agora. As estatísticas do confronto podem até apontar uma pequena vantagem para o meu time, mas sabemos que números não ganham jogo. Então temos que dar o máximo para fazer valer o nosso mando de campo e conquistar a vitória”, afirmou o meia do Leverkusen Renato Augusto.

Demais jogos

O vice-líder Mainz enfrenta fora de casa o Stuttgart, e após o surpreendente primeiro turno, quando venceu os sete jogos iniciais, não quer perder o fôlego na reta final da Bundesliga.

“Eu digo que está claro que queremos nos classificar para a Liga Europa mais cedo ou mais tarde. Por que não agora? É nossa visão participar do grupo de clubes que sempre se classificam para as competições europeias”, garantiu Harald Strutz , presidente do Mainz. E contra o Stuttgart, penúltimo colocado, a equipe tem a chance de outro bom início de turno.

Já o Bayern Munique, com apenas 29 pontos e ocupando a quinta colocação, quer esquecer o segundo semestre de 2010 na Alemanha e buscar o Dortmund na liderança da competição. O caminho começa contra o Wolfsburg, no sábado, fora de casa.

Confira todos os jogos da 18ª rodada do Campeonato Alemão:

Sexta-feira, 14/jan
Bayer Leverkusen x Borussia Dortmund

Sábado, 15/jan
Wolfsburg x Bayern Munique
Werder Bremen x Hoffenheim
Nürnberg x Borussia Mönchengladbach
St. Pauli x Freiburg
Stuttgart x Mainz
Schalke 04 x Hamburg

Domingo, 16/jan
Eintracht Frankfurt x Hannover 96
Kaiserslautern x Köln

Clique aqui e confira os próximos jogos e a classificação da Bundesliga.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo