AlemanhaBundesligaChampions League

Discretamente, Dante virou o líder da defesa do Bayern

Chegar a um grande clube europeu e conquistar o seu espaço é o sonho de praticamente qualquer jogador de futebol. O que o zagueiro brasileiro Dante conseguiu em oito meses no poderoso Bayern Munique é notável. Aos 29 anos e contratado junto a um clube sem o peso dos grandes times, Dante se firmou na posição de titular e virou um jogador fundamental para o time que conquistou o Campeonato Alemão por antecipação, está na final da Copa da Alemanha e na semifinal da Liga dos Campeões. Em entrevista ao jornal inglês Guardian nesta sexta-feira, o brasileiro mostrou satisfação pelo sucesso em tão pouco tempo de clube.

Não por acaso: o jogador tem sido uma peça fundamental no avassalador time alemão, que conquistou a Bundesliga com uma antecedência incrível e chega para o confronto com o Barcelona dividindo o favoritismo com o time que é o bicho-papão dos últimos anos. E nos veículos de imprensa locais, se fala muito na possibilidade do Bayern conquistar a chamada tríplice coroa: campeonato, copa e Liga dos Campeões. Um time de peso na Alemanha, não só pela tradição histórica, mas pelo favoritismo que o time carrega atualmente. O brasileiro parece lidar bem com isso.

Dante chegou ao Bayern para compor elenco. Contratado junto ao Borussia Mönchengladbach por € 4,7 milhões, logo tomou a posição na zaga alemã e não saiu mais. O seu companheiro é, em geral, Jérôme Boateng, mas quem mudou o jeito da linha de defesa foi o brasileiro. “Eu fui contratado para dar um desafio aos jogadores que já estavam aqui”, afirmou o brasileiro, que estava confiante ao ser contratado. “Você não irá se arrepender”, afirmou o jogador a Rummenigge, quando assinou seu contrato com o Bayern.

Com 1,88 metro de altura, o jogador é rápido e dá velocidade e um bom passe na saída de bola do time, algo que faltava na temporada anterior. Daniel Van Buyten, Jérôme Boateng e Holger Badstuber não convenceram e davam uma certa insegurança na defesa. Até por isso, Dante tornou-se peça-chave do time, que joga com muita velocidade e uma transição da defesa para o ataque muito rapidamente. Com um jogador de defesa que tem velocidade e sabe fazer a saída de jogo, fica mais fácil.

“Eu nunca vi um jogador tão positivo”, disse executivo-chefe do Bayern, o lendário ex-jogador Karl-Heinz Rummenigge. “Ele chega ao treinamento sorrindo e vai embora sorrindo”, disse ainda o dirigente. E não é só Rummenigge que tem elogios ao brasileiro. O experiente técnico Jupp Heynckes, que se aposentará ao final da temporada, também tem palavras elogiosas ao jogador. “Ele foi uma contratação precisa”, afirmou o técnico. Nos veículos de imprensa locais, é comum se referirem ao brasileiro como Abwehrchef, o líder da defesa.

O Barcelona vem aí

O duelo com o Barcelona já é muito esperado. O primeiro jogo será na terça-feira, quando o time alemão recebe os blaugranas na Allianz Arena, em Munique. E Dante, marcador que é, terá que enfrentar o principal jogador do mundo atualmente, o atacante Lionel Messi. “Ele pode fazer coisas fantásticas, ele é o melhor jogador do mundo”, disse o camisa 4 dos bávaros. “O Barcelona tem um grande time, o maior espetáculo da Terra. Mas nós estamos no nosso melhor no momento e nós certamente não iremos mudar o nosso jogo por causa deles. Não mudamos por ninguém”, disse.

O segredo do sucesso do time, para Dante, é a forma como o time joga de forma coletiva. “Nossos treinos são frequentemente mais intensos que os jogos”, revelou o jogador. “Nós jogamos como uma unidade, nós somos incrivelmente compactos”, continuou. “Quando você consegue tanta proteção do meio-campo, na verdade é fácil jogar na defesa”, analisou o brasileiro.

Dante explica que dificilmente ele está desprotegido e no mano a mano com o atacante adversário. No ex-clube, o Gladbach, ele conta que ficava quatro ou cinco vezes por jogo nessa situação. “No Bayern, talvez isso acontece uma vez no jogo”, disse. O zagueiro não poupou elogios aos companheiros. Para ele, Franck Ribéry, que tem sido o melhor jogador do Bayern na temporada, é importante não só pelas proezas em campo, mas pelo que faz fora dele também. “Ele é um cara muito engraçado, com um grande senso de humor. Mas em campo ele sempre luta, ele quer vencer, vencer, vencer”, conta. Já Bastian Schweinsteiger, meio-campista que é destaque do time e da seleção há alguns anos, é quem dita o ritmo do time, segundo o brasileiro. “Ele é o maestro, controla o ritmo e o fluxo de jogo de todo o time”, afirmou ainda Dante.

Presente na Seleção Brasileira desde que o técnico Luiz Felipe Scolari assumiu o comando do time, Dante pode atingir muito mais nesta temporada. O time tem a pretensão de levar a Liga dos Campeões e para isso terá que necessariamente passar por dois desafios gigantes. Além do badalado Barcelona na semifinal, o time terá um desafio duro se chegar à final. Do outro lado estão Real Madrid, de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, e o Borussia Dortmund, que já causou estragos recentes ao Bayern com a conquista de duas Bundesliga consecutivas nas temporadas anteriores. Isso sem falar na possibilidade da tríplice coroa, algo raro e almejado no futebol europeu. E deve ter um lugar na seleção que irá para a Copa das Confederações, em junho. Pode ser um ano com conquistas que Dante talvez não imaginasse alguns anos atrás. Mas ele pode escrever o seu nome na história de um dos maiores clubes do mundo e na seleção que jogará em casa no torneio internacional. Uma glória, mas que exigirá muito trabalho até lá. Dante já mostrou que está preparado para isso.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo