Alemanha

Cotado para substituir brasileiro, promessa esquecida da Premier League é alvo do Leverkusen

Diante da saída iminente de Victor Boniface para o futebol saudita, clube alemão mapeia mercado de atacantes

O Bayer Leverkusen é mais um interessado em Evan Ferguson, atacante “esquecido” do Brighton. A equipe alemã entrou na corrida para contratar o jovem irlandês por empréstimo, mas enfrenta concorrência de diversos clubes da Premier League. O Bournemouth, por exemplo, é um deles.

No início de janeiro, os Cherries perderam Evanilson por lesão. Durante jogo contra o Everton, o brasileiro sofreu fratura no metatarso do pé e precisou passar por cirurgia.

Poucos dias depois, novo baque no setor ofensivo do time comandado por Andoni Iraola: Enes Unal sofreu ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho e está fora da temporada.

Com dois de seus principais atacantes contundidos, o Bournemouth se vê “obrigado” a buscar uma nova peça no mercado. O Leverkusen, por sua vez, pode ter que seguir o mesmo caminho, já que deve negociar Victor Boniface com o Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Nesse contexto, Ferguson surge como boa oportunidade de mercado. O irlandês, que se recupera de lesão no tornozelo, não vem sendo muito utilizado por Fabian Hurzeler. O técnico claramente vê outros atacantes do elenco à frente do camisa 28.

Evan Ferguson, atacante do Brighton
Evan Ferguson, atacante do Brighton (Foto: Imago)

Alvo de muitos clubes ingleses

Everton, Tottenham e West Ham são os outros times da Premier League interessados em Evan Ferguson.

As recentes lesões de Niclas Füllkrug e Michael Antonio ligaram o alerta dos Hammers, que passaram a olhar com atenção para o mercado de atacantes. Graham Potter, novo técnico da equipe londrina, foi quem promoveu a estreia de Ferguson nos profissionais do Brighton.

A mesma onda de contusões acontece com Everton e Tottenham. Dominic Calvert-Lewin é desfalque do time de Liverpool por conta de uma lesão no tendão. Já nos Spurs, Dominic Solanke está entregue ao departamento médico.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Quem é Evan Ferguson?

Nascido em Bettystown, na Irlanda, Evan Ferguson é filho de Barry, ex-zagueiro do Coventry e da seleção irlandesa, e sobrinho-neto de Damien, ex-atacante do Manchester United campeão da Champions League em 1968.

Após passar por equipes modestas, o atacante chegou à base do Bohemians, clube mais antigo de Dublin. Com apenas 14 anos de idade, estreou profissionalmente em um amistoso de pré-temporada contra o Chelsea, em 2019.

Foram poucas partidas pelo Bohemians, mas o suficiente para chamar a atenção do Brighton, que o contratou em janeiro de 2021. Depois de jogar um tempo na categoria sub-23, Ferguson começou a ganhar oportunidades no time de cima dos Seagulls.

Evan Ferguson em ação pelo Brighton
Evan Ferguson em ação pelo Brighton (Foto: Imago)

A temporada 2022/2023 foi a melhor da carreira do atacante irlandês. Em 25 jogos, marcou 10 gols e concedeu três assistências. Na época, Roberto De Zerbi, então técnico do Brighton, rotulou Ferguson como “não sendo um jovem normal”.

O italiano, hoje à frente do Olympique de Marselha, chegou a afirmar que ele pode se tornar um dos “melhores atacantes da Premier League”. Coisa que, até o momento, não aconteceu. Acometido por lesões sucessivas, Ferguson viu seu tempo de jogo diminuir consideravelmente.

Diferente de De Zerbi, Fabian Hurzeler não parece um grande entusiasta do futebol do irlandês. Nomes como Danny Welbeck, João Pedro e Georginio Rutter estão à frente do camisa 28 nas preferências do comandante americano.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo