Alemanha

Como seria o futebol sem impedimento? Revista alemã testou algumas teses

Marco Van Basten, diretor técnico da Fifa, sugeriu extinguir a regra do impedimento a partir da Copa do Mundo de 2026, dentro de uma série de medidas “inovadoras”. Como isso mudaria a dinâmica do jogo? A revista alemã 11 Freunde realizou esse experimento com duas equipes amadoras: o Tennis Borussia Berlin contra o Hertha 03 Zehlendorf. A revista testou três teses: os atacantes ficariam posicionados perto da linha de fundo; o jogo mudaria radicalmente; os bandeirinhas ficaram ociosos; e haveria mais gols marcados.

LEIA MAIS: Presidente da AFC acredita que Inglaterra está bem equipada para sediar a Copa do Mundo de 2030

O setor ofensivo começou posicionando-se com mais profundidade, mas, com o tempo, os pontas passaram a retornar para buscar a bola com os meias. No entanto, a construção de jogadas ofensivas transferiu-se para dentro da grande área adversária, ocupada por mais atletas que o comum. Os bandeirinhas realmente não fizeram absolutamente nada durante o jogo e o placar final foi 1 a 0 para o Hertha 03 Zehlendorf.

“Eu gostei do experimento, mas foi menos espetacular do que eu esperava”, afirmou o técnico Helmut Schulte, que já trabalhou no St. Pauli e no Union Berlim. Assista ao experimento, realizado em alemão, mas basta clicar no “CC” do vídeo para adquirir legendas em inglês.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo