Alemanha

‘Caso Bellingham’ causa revolução e grandes mudanças no vestiário do Dortmund

Pai do jogador teria invadido o vestiário e discutido com dirigente após filho ter sido substituído no intervalo de jogo

Uma situação envolvendo o pai de Jobe Bellingham mudou completamente algumas regras do Borussia Dortmund.

Agora, o vestiário será de acesso restrito e apenas jogadores, treinadores e dirigentes poderão acessar o local. Antes, outras pessoas ligadas aos atletas, como agentes e familiares, tinham acesso mais fácil.

A decisão foi tomada após uma discussão envolvendo o pai do atleta inglês, Mark Bellingham, e o diretor-desportivo do clube, Sebastian Kehl.

A dupla se desentendeu após a estreia do Dortmund na Bundesliga, diante do St. Pauli. Na ocasião, o camisa 7 foi substituído no intervalo e a decisão da comissão técnica não agradou aos familiares do atleta.

Após o apito final, Mark Bellingham entrou na área dos vestiários, próximo ao túnel que leva ao campo, e tentou falar com o treinador Niko Kovac, expressando a sua frustração. No entanto, foi impedido por Kehl, e os dois iniciaram uma discussão.

— Contratamos Jobe Bellingham porque construímos uma verdadeira relação de confiança com os pais ao longo dos anos. Eles estavam no corredor de acesso ao vestiário e tiveram uma conversa um tanto emotiva com o Sebastian, o que, no entanto, não é problema algum, devido à relação criada — explicou o diretor-geral do Dortmund, Lars Ricken.

— Estamos todos desapontados com o resultado do jogo. Contudo, a área de jogo é e continuará a ser reservada a jogadores, treinadores e diretores, não a familiares ou agentes. Isto não voltará a acontecer. Garantimos que todas as partes envolvidas estão cientes disto — completou.

Jobe Bellingham em treinamento no Borussia Dortmund
Jobe Bellingham em treinamento no Borussia Dortmund (Foto: Imago)

Bellingham dá seus primeiros passos no clube alemão

Vindo do Sunderland, da Inglaterra, Jobe Bellingham chegou ao Dortmund em junho de 2025. A estreia do jogador pelo clube alemão foi no Mundial de Clubes. Agora, o atleta vai dando seus primeiros passos na Bundesliga.

O jogador de 19 anos assinou contrato até junho de 2030, e quer seguir os passos do irmão mais velho, Jude, que atualmente defende o Real Madrid após uma passagem de muito sucesso com a camisa auri-negra. Apesar disso, o irmão mais novo tem algumas caraterísticas diferentes, e até optou por usar apenas “Jobe” na camisa, evitando o sobrenome, para evitar comparações.

Até o momento, o inglês atuou em seis partidas, marcando um gol e dando uma assistência pelo clube alemão. O atleta deve voltar a campo no próximo domingo (31), quando o Dortmund enfrenta o Union Berlin, às 12h30 (de Brasília), em partida válida pela segunda rodada da Bundesliga.

Foto de Gabriella Brizotti

Gabriella BrizottiRedatora de esportes

Formada em jornalismo pela Unesp, sou uma apaixonada pelo esporte em geral, principalmente o futebol. Dentre as minhas paixões, está o futebol argentino e suas 'hinchadas'.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo