Tuchel despista sobre futuro de Mané no Bayern de Munique
Mané teve problemas físicos e de relacionamento em sua primeira temporada na Alemanha e são grandes as chances de não continuar em 2023/2024

Prestes a iniciar a nova temporada na Bundesliga, o Bayern de Munique está se estruturando para defender o título nacional. Em fase de treinamentos pós-férias, o clube bávaro contou com uma entrevista coletiva de Thomas Tuchel neste sábado (15). Nela, o treinador abriu algumas de suas questões de elenco para a imprensa. Entre elas, está a situação de Sadio Mané, que não deve continuar em Munique no segundo semestre do ano.
Por que Mané não agradou no Bayern?
- Em sua primeira temporada no Bayern, Mané teve problemas físicos e de relacionamento;
- Após a partida contra o Manchester City, na Liga dos Campeões, Mané agrediu Leroy Sané;
- Sané teria feito uma ofensa de cunho racial a Mané, que respondeu com um soco;
- Na reta final da temporada, Mané ficou no banco de reservas.
Colocado à venda pelo clube, Mané aguarda uma proposta para deixar o Bayern, pouco mais de um ano após sua chegada. A contratação, repleta de expectativas pelo desempenho de Sadio pelo Liverpool, não trouxe o impacto desejado. Embora o próprio Bayern tenha oscilado muito com Julian Nagelsmann e depois Thomas Tuchel, é notório que Mané esteve abaixo de seu potencial.
A confusão com Sané não ajudou muito a recuperar a imagem do senegalês, que passou a ser uma figura controversa até para parte da torcida. Para Tuchel, a questão que pesa mais é a concorrência. Mas o treinador não quis deixar claro se faz questão da permanência do atleta ou não.
“Temos uma constelação de jogadores [no plantel], e isso dificulta muito para Sadio. Ele sabe disso também. Mané tem contrato conosco e pretende ficar. Respeitamos isso. Mas é apenas o primeiro dia de treino e muitas coisas podem acontecer no futebol”, despistou um enigmático Tuchel, diante dos repórteres.
Fato é que o Mané que conhecemos dos tempos de Liverpool ainda não chegou à Alemanha. Caso não haja propostas satisfatórias, uma segunda chance seria bem vinda ao atleta, que certamente já mostrou que é de altíssimo nível em diversos momentos da sua trajetória, tanto por clube, quanto por seleção.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Não é só Mané: Tuchel ainda está conhecendo o elenco
Tuchel, que se mostrou animado, também comentou sobre o retorno do time das férias. E viu com bons olhos a possibilidade de começar um trabalho no Bayern desde a pré-temporada.
“Falei brevemente com o elenco hoje. Demos as boas vindas aos novatos, aos que já estavam no time e aos garotos da base. É muito cedo para falar ou pensar grande. Mas no Bayern, os objetivos são bem claros. Primeiro, precisamos evoluir juntos e desenvolver um espírito de equipe. Temos quatro semanas até o primeiro jogo competitivo. É bom que estejam todos aqui conosco, afinal, até os jogadores de seleção chegaram no primeiro momento. Faremos seis dias de treino para fortalecimento e entrosamento, esse é nosso princípio. Não vamos nos conhecer do dia para a noite. É um bom lugar para começar tudo isso”, afirmou o comandante bávaro.
O Bayern foi campeão alemão na última rodada, graças a um tropeço em casa do Borussia Dortmund diante do Mainz. Mesmo se perdesse o título, Tuchel não estaria arriscado no cargo, já que chegou com o bonde andando, em março de 2023.
A exigência que se faz agora, porém, é que o time consiga estender seu domínio à Europa e faça uma campanha melhor do que a de quartas de final da Liga dos Campeões, quando foi eliminado pelo Manchester City de Pep Guardiola. Até o momento, o Bayern oficializou a contratação do meia Konrad Laimer, ex-RB Leipzig, e o lateral Raphaël Guerreiro, ex-Borussia Dortmund.
Tuchel on Mané: “We’ve a constellation that makes it very difficult for Sadio. The player knows that too”. ????
“Mané has a contract and wants to stay. And we respect that. But it's only the first day of training and a lot of things can happen in football”. pic.twitter.com/qGtTiRR9J6
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 15, 2023