Bundesliga

Stuttgart precisou de uma cajadada para bater nos coelhos Dortmund e Bayern

Guirassy marca no segundo tempo e garante a sexta vitória em oito jogos de sua equipe na Bundesliga

Jogando no Signal Iduna Park, o Stuttgart não se intimidou com a pressão do adversário e fazendo um ótimo jogo coletivo, venceu o Borussia Dortmund pelo placar de 1 a 0 na tarde deste sábado, em jogo válido pela 28ª rodada da Bundesliga. O gol do jogo foi marcado por Guirassy, vice-artilheiro da competição com 24 gols, atrás apenas de Harry Kane do Bayern de Munique. Falando nos Bávaros, a vitória do Stuttgart fez a equipe chegar aos 60 pontos, ameaçando a vice-liderança do time de Munique.

O primeiro tempo de jogo em Dortmund foi mais favorável ao Borussia, que teve duas grandes chances de abrir o placar, uma com Adeyemi e outra com Füllkrug. Em ambas, o goleiro Nübel foi importante e evitou o gol dos donos da casa. Armado em um 3-4-2-1, o Stuttgart tinha como plano de jogo se compactar a frende da área para dificultar as triangulações e aproximações dos meias adversários com o ataque e forçar cruzamentos, facilitando o trabalho do trio defensivo formado por Vagnoman, Stiller e Ito.

No segundo tempo, o Stuttgart foi mais ousado, saiu para o ataque, e foi mais eficiente na frente do que o Borussia. Após bela jogada de Leweling pela direita, o ponta cruzou rasteiro, e Guirassy chutou de primeira para marcar um belo gol e abrir a contagem do jogo em Dortmund. A partir daí, o confronto ficou mais aberto, com o time da casa correndo atrás para tentar o empate e os visitantes se retraindo mais, buscando uma oportunidade para contra-atacar, o que não aconteceu.

Dortmund pagou pela falta de eficiência no ataque

O Borussia Dortmund foi displicente em suas finalizações, pagando caro pela falta de eficiência na hora de mandar a bola para a rede adversária. Se Adeyemi e Füllkrug tiveram suas chances no primeiro tempo, quando já estava atrás do placar, Schlotterback perdeu uma chance inacreditável na etapa complementar. Após cobrança de escanteio pela direita, o goleiro Nübel espalmou uma cabeçada vinda do meio da área, e o zagueiro, de frente para o gol, sozinho, isolou a bola, jogando longe a chance do empate.

Nübel foi personagem importante no jogo, seja com defesas importantes, ou mesmo dando a confiança necessária para a defesa do Stuttgart. Para quem observou o jogo de perto, a impressão que ficou é a de que o Borussia poderia atacar o quanto quisesse, mas não conseguiria empatar o jogo no Signal Iduna Park.

Na base do abafa, o Borussia Dortmund abusou de cruzar bolas na área a fim de buscar o empate a qualquer custo, contudo, a defesa do Stuttgart estava bem postada, e mesmo tendo recuado um pouco após o seu gol, conseguiu neutralizar bem as ações ofensivas do adversário, conquistando três pontos importantes nesta reta final de Bundesliga.

Vitória do Stuttgart pressiona o Bayern de Munique

O gol de Guirassy aos 19 minutos do segundo tempo deu a vitória ao time, que alcançou a marca dos 60 pontos ganhos, igualando a pontuação do Bayern de Munique. Com a derrota dos Bávaros mais cedo para o Heidenheim, de virada pelo placar de 3 a 2, fora de casa, o vice-líder da Bundesliga começa a ver a sua posição ameaçada.

Na parte emocional, a derrota deste sábado pode ter comprometido a segunda colocação do time de Munique, já que vencia por 2 a 0, mas permitiu que o Heidenheim buscasse uma virada histórica. A moral pelo lado do Stuttgart é bem diferente, e o futebol apresentado neste sábado credencia o time do técnico Sebastian Hoeness a lutar pela segunda colocação da competição, já que o título está cada vez mais próximo do Leverkusen.

Stuttgart e Bayern de Munique se enfrentam no dia quatro de maio na MHP Arena e o confronto pode definir o vice-campeão da temporada na elite do futebol alemão em 2023/2024.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo