Bundesliga

Sem emplacar no Benfica, Waldschmidt reforça o bom mercado feito pelo Wolfsburg

Aos 25 anos, Waldschmidt não causou o impacto esperado no Benfica e retorna à Bundesliga, podendo jogar a Champions por tabela

O Wolfsburg realiza um dos melhores mercados da Bundesliga neste início de temporada. E os Lobos anunciaram o seu principal reforço até o momento neste domingo: por €12 milhões, tiraram Luca Waldschmidt do Benfica. O atacante chegou bem cotado a Portugal, após brilhar no Campeonato Europeu Sub-21 de 2019 e também por permanecer entre os destaques do Freiburg. O jovem não rendeu o esperado nos encarnados e volta à Bundesliga, agora com a perspectiva de disputar a Champions League. Aos 25 anos, tem capacidade para se recuperar e mostrar seu valor na Volkswagen Arena.

Waldschmidt iniciou sua carreira na base do Eintracht Frankfurt, onde tinha números impressionantes, e acabou levado pelo Hamburgo. O atacante não se deu bem no Volksparkstadion e, com o rebaixamento do clube, seria negociado com o Freiburg. Foi somente na Floresta Negra que o atacante realmente estourou e sua fama seria auxiliada pelo bom desempenho no Campeonato Europeu Sub-21 de 2019. Além de vice-campeão, o jovem também terminou como artilheiro. Faria duas temporadas interessantes no Freiburg, mesmo atrapalhado pelas lesões no segundo ano, até ser vendido ao Benfica por €15 milhões.

Em Portugal, Waldschmidt foi mais um dos reforços na barca de Jorge Jesus em seu retorno ao Estádio da Luz. Todavia, o desempenho do Benfica decepcionou, a começar com a eliminação nas preliminares da Champions. O time também não pegou embalo no Campeonato Português e, obviamente, existia uma cobrança pelo baixo rendimento dos novos reforços. O alemão marcou 12 gols em 43 partidas e, perdendo espaço entre os titulares, acabaria visto como uma peça negociável. Nem os dois gols anotados nas duas primeiras rodadas da nova edição do Campeonato Português permitiram sua permanência.

O Wolfsburg se dá bem na transferência, considerando o preço reduzido de Waldschmidt, em comparação com sua saída do Freiburg. É um atacante que pode desempenhar diferentes papéis dentro de campo e possui capacidade de definição. Tende a ser valioso num time de estilo mais direto, como os Lobos, até para se combinar na linha de frente com Wout Weghorst. Além do mais, considerando o desgaste gerado pela Champions no calendário, ter uma opção deste calibre à disposição no elenco será valiosa para Mark van Bommel.

“Estou muito feliz de voltar à Bundesliga. Eu realmente queria isso. Depois de iniciar as discussões, rapidamente tive a impressão de que me mudar para o Wolfsburg era o passo certo para mim. Estou convencido que o caminho tomado pelo clube, a filosofia e as ambições estão 100% dentro do que eu penso”, afirmou Waldschmidt. O clube também pode reaproximá-lo das convocações para a seleção principal, após disputar sete jogos e anotar dois gols entre outubro de 2019 e novembro de 2020.

O Wolfsburg confirmou cinco reforços até o momento. Sebastiaan Bornauw veio para zaga e Aster Vranckx é uma alternativa para o meio-campo, mas o ataque é o setor que ganha as melhores alternativas. Além de Waldschmidt, já tinham sido anunciados Lukas Nmecha e Maximilian Philipp. São opções para variações, ainda mais num momento de mudança de técnico. E os Lobos começaram bem a Bundesliga. Apesar da eliminação na Copa da Alemanha por uma substituição irregular, a equipe é a única com seis pontos nas duas primeiras rodadas do Campeonato Alemão, após vencer Bochum e Hertha Berlim. Waldschmidt é o tipo de jogador que aumenta as expectativas de uma nova campanha dentro do G-4.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo