Bundesliga

O RB Leipzig fez um baita negócio ao contratar sem custos Brian Brobbey, grande promessa do Ajax

A Bundesliga é um dos centros europeus mais atrativos a jovens jogadores. As promessas quase sempre têm espaço nos clubes alemães, dentro de um campeonato com bom nível e equipes ofensivas. O RB Leipzig é um dos melhores exemplos, com uma filosofia interna capaz de valorizar os mais novos e também garantindo aos atletas a perspectiva de um projeto em crescimento. Assim, se torna natural a escolha pelos Touros Vermelhos. E quem fará esse caminho é uma das principais revelações recentes do Ajax, Brian Brobbey. Ao fim de seu contrato, o atacante preferiu se transferir a um centro maior e jogará no clube da Red Bull. Ele ainda permanece no Ajax, até se integrar ao novo elenco na próxima temporada.

Aos 19 anos, Brobbey não possui grande experiência como profissional no Ajax. Mas, em pouco tempo, deu mostras de sua qualidade. Em 11 partidas, o atacante contribuiu com quatro gols e duas assistências. Seu melhor acontece na Liga Europa, com um papel decisivo mesmo sendo reserva. Nos três jogos de mata-matas, sempre que saiu do banco o garoto ajudou com gol ou assistência. Teve papel importante na classificação contra o Lille e, diante do Young Boys nesta quinta, balançou as redes e ainda acertou a trave, mesmo entrando só para os dez minutos finais. Não precisa de muito tempo para provar o centroavante de potencial que é.

Badalado nas seleções menores, Brobbey já era visto como um ótimo nome ao futuro do Ajax desde a base, onde acumulava seus gols. Apenas pelo Jong Ajax, foram 16 tentos em 30 aparições pela segundona desde 2018/19. Ainda assim, o clube acabou fazendo uma transição cautelosa com o novato. Ele está abaixo de Lassina Traoré (lesionado desde dezembro) e do recém-contratado Sébastien Haller na hierarquia interna. Em fim de contrato, preferiu analisar suas possibilidades no mercado. E com propostas de centros maiores, resolveu deixar a Eredivisie. O fato de ser empresariado por Mino Raiola explica melhor a pressa por sair, assim como a vitrine.

O Ajax queria que Brobbey ficasse, óbvio. Porém, o clube já tinha anunciado em fevereiro que o atacante deveria sair de Amsterdã no verão, ao fim de seu contrato. Marc Overmars, diretor de futebol, falava: “Acho que é péssimo ele sair e fizemos de tudo para mantê-lo no Ajax. Ele escolheu defender outro clube na próxima temporada. É difícil aceitar, mas é a decisão dele”. Até existia a possibilidade de que os Godenzonen abrissem mão de seus serviços nos meses restantes de contrato, mas a lesão de Traoré e o erro na inscrição de Haller na Liga Europa o mantiveram. O novato realmente ajuda a campanha continental.

Depois da vitória sobre o Young Boys, o técnico Erik ten Hag reiterou que a vontade do Ajax era pela permanência de Brobbey, mas que o prata da casa tinha a escolha em suas mãos – e ele já indicara qual era. Nesta sexta, veio a palavra final, com a oficialização do negócio. O Leipzig soa como um ótimo destino para o adolescente continuar seu desenvolvimento e se testar num nível mais alto. Além disso, tende a ganhar mais minutos em campo, até pela rotação realizada por Julian Nagelsmann no clube. E o treinador terá o devido zelo na adaptação da promessa.

O Leipzig ganha bastante com Brobbey, também. Primeiro, por levar um jogador de enorme potencial de graça. Depois, por garantir mais um nome de peso às opções ofensivas. O rendimento do ataque dos Touros Vermelhos nesta temporada é menor sem Timo Werner, embora as responsabilidades estejam mais divididas. Yussuf Poulsen segue em seu bom nível e Emil Forsberg tem se saído bem deslocado mais à frente, mas Alexander Sörloth e Hwang Hee-chan levaram um tempo para gerar impacto após suas contratações – com o norueguês correspondendo bem nas últimas semanas. Assim, adicionar o novato é ótimo para ampliar as variações e se tornar menos dependente de fases.

Nagelsmann comentou sobre o negócio nesta sexta: “Brian é um grande talento e estamos felizes que ele jogará conosco na próxima temporada. Ele já era profissional no Ajax, mas é claro que tem muito potencial para se desenvolver”. Já o diretor esportivo, Markus Krösche, complementou: “Como um jogador jovem, muito versátil e efetivo, Brian se encaixa exatamente no perfil do Leipzig. Mais recentemente, ele demonstrou no Ajax que pode se manter no nível internacional”.

Brobbey deve ser usado mais como homem de referência, mas também pode jogar com outro atacante ou mesmo partir como meia. Tem potência física, além de inteligência na função. E deverá se aprimorar com o tempo. A amostragem como profissional é pequena, mas agrada. Além do mais, o negócio representa o mínimo risco para o RB Leipzig, ao ser fechado sem custos de transferência. O time já é forte o suficiente para almejar os títulos da Bundesliga e da Copa da Alemanha nesta temporada. A partir de 2020/21, ganha mais um talento para todo mundo ficar de olho.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo