Bundesliga

A máquina que é o Leverkusen de Xabi Alonso atropelou mais um: 4 a 0 no Union Berlim

Leverkusen goleia pelo placar de 4 x 0 e mantém vantagem de dois pontos para o Bayern de Munique

O Bayer Leverkusen brincou de jogar bola diante do Union Berlim, em jogo válido pela 11ª rodada da Bundesliga. O placar de 4 x 0 resumiu bem o que foi o domínio dos Leões na partida. Entretanto, não fosse pelo goleiro Rønnow, o resultado poderia ter sido muito maior. O arqueiro do time de Urs Fischer fez pelo menos quatro defesas importantes, mas não conseguiu segurar o ímpeto do time comandado por Xabi Alonso, que mesmo sem fazer tanta força, dominou a partida do início ao fim do encontro.

Com o resultado na BayArena, o Leverkusen voltou a abrir dois pontos de vantagem ao Bayern de Munique, vice-líder da competição e nesta rodada bateu o Heidenheim pelo placar de 4 x 2. Em 11 jogos, os Leões conquistaram incríveis dez vitórias, com um futebol de altíssimo nível, que dá gosto de assistir por conta da fluidez das jogadas e entendimento tático de suas peças, que além de muito qualificadas, são disciplinadas, seja para defender, mas pricipalmente para atacar.

O Uniom Berlin com o resultado foi para a lanterna da Bundesliga. Com apenas seis pontos em 11 jogos, o time de Urs Fischer somou sua 9ª derrota e já liga o sinal de alerta para a sua manutenção na primeira divisão do futebol alemão. Na próxima rodada, o time da capital alemã encara o Augsburg, em casa e o Leverkusen enfrenta o Werder Bremen fora.

Leverkusen domina e conta com gol antológico de Grimaldo para sair vencendo

Jogando na BayArena, o time de Leverkusen, como de costume até o momento nesta Bundesliga, foi para cima do Union Berlim, em busca de marcar logo e manter o controle do jogo desde o seu princípio. Entretanto, a falta de pontaria do ataque, principalmente de Boniface, atrapalharam um pouco os planos do time de Xabi Alonso.

Como esperado, nos primeiros minutos de jogo, o Bayern Leverkusen pressionou o Union Berlin. Aos oito, Boniface tabelou com Wirtz, abriu para a perna esquerda, mas chutou muito fraco, à esquerda da meta defendida por Rønnow. Dois minutos depois, o Leverkusen teve mais uma boa chance desperdiçada por Boniface. Em mais uma participação de Wirtz, o meia tomou a bola ainda no campo de defesa do Union e achou o atacante em ótima condição para finalizar, porém, o remate acabou saindo errado mais uma vez.

Um minuto depois, aos 11, foi a vez de Boniface encontrar Wirtz em boas condições de finalização. Entretanto, o passe do centroavante foi um pouco forte e Rønnow saiu de forma inteligente para fechar o ângulo do alemão e ficar com a bola. O time do Leverkusen forçava seus ataques pelos lados do campo, e aos 14 minutos, teve mais uma boa chance. Grimaldo foi lançado na linha de fundo e tentou o cruzamento rasteiro para Boniface, que já havia preparado o chute, mas na hora do remate, foi interceptado pela defesa do Union Berlim.

Na sequência da jogada, aconteceu a maior polêmica deste primeiro tempo. Após bola alçada na área em cobrança de escanteio, Jonathan Tah tocou e a bola pegou na cabeça do defensor adversário. Entretanto, o árbitro do jogo, Timo Gerach, anotou penalidade máxima, que foi rapidamente refutada pelo VAR. De tanto pressionar e insistir, o Leverkusen abriu o marcador na BayArena e em grande estilo. Grimaldo tabelou com Florian Wirtz na entrada da área e mandou um lindo chute de fora da área. A bola fez um arco maravilhoso e encobriu o goleiro Rønnow.

O gol animou o time do Bayer Leverkusen, que seguia dominando o primeiro tempo e teve mais uma boa chance com Bonyface, que acabou chutando em cima do goleiro após passe em profundidade. O atacante buscava fazer o seu gol e teve mais uma chance clara de anotar o seu tento aos 30 minutos. Após cruzamento primoroso de Frimpong pela direita, o centroavante apareceu completamente livre para marcar, mas cabeceou em cima do goleiro Rannow, que praticou uma excepcional defesa.

Por estar atrás no placar, o Union se abriu em busca do empate ainda no primeiro e começou a ceder espaços ao Leverkusen, que quase chegou ao 2º gol com Florian Wirtz após chute rasteiro, bem defendido por Rannow. Não fosse pelo goleiro do Union, não seria absurdo o placar do 1º tempo ter fechado em pelo menos 2 x 0 em favor do líder da Bundesliga.

Em ritmo de treino, Leverkusen garante mais uma vitória na Bundesliga

O Bayer Leverkusen não precisou jogar muito para construir o placar diante do Union Berlim, que após ser dominado na primeira etapa, se limitou a marcar em bloco baixo e aceitar o domínio do time de Xabi Alonso, que pratica um futebol que dá gosto de ver, não só pela qualidade individual de seus atletas, mas também pela coletividade do time, seja para atacar ou defender.

Para não dizer que o time do Union Berlim não criou nada na partida, Laïdouni, recebeu da entrada da grande área e chutou sem força, para fácil defesa de Hradécky, a única do arqueiro no jogo. Em ritmo de treino, o Leverkusen chegou ao seu segundo gol em cobrança de escanteio, mal marcado é verdade, mas aproveitado com maestria por Odilon Kossounou para anotar o segundo gol do Bayer no jogo.

Atordoado em campo, o Union Berlim estava entregue na partida e quase foi punido com mais um gol sem seguida. Boniface ajeitou a pelota com açúcar para Frimpong, que cara a cara com o goleiro Ronnow, acabou tendo seu chute defendido pelo goleiro. O terceiro gol do Leverkusen era uma questão de tempo e aconteceu na marca dos 27 minutos da etapa complementar com o zagueirão Jonathan Tah após falha bisonha do goleiro Rønnow, que saiu mal do gol após mais uma cobrança de escanteio.

O defensor alemão também teve muita qualidade e consciência, para mesmo sem ângulo, tocar a bola com categoria no canto esquerdo e anotar o 3 x 0 em favor do time de Xabi Alonso. O massacre seguiu na BayArena e na base do contra-ataque, o Leverkusen chegou ao seu 4º gol, por intermédio de Nathan Tella, que recebeu a bola em profundidade e chutou forte de perna esquerda, por cima de Rønnow para marcar mais um belo gol, o 4º dos Leões na partida.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo