O Leverkusen continua voando baixo e venceu mais uma para se manter no topo
O Leverkusen não teve sua melhor atuação, mas venceu o Mainz 05 e finca o pé no topo da tabela; a rodada ainda teria ótimos resultados de Stuttgart e do novato Heidenheim
O Bayer Leverkusen é um time para se assistir com muita atenção nesta temporada. O trabalho de Xabi Alonso precisou se voltar à recuperação da equipe em seus primeiros meses, mas agora se nota cada vez mais uma identidade e uma veia ofensiva. Os Aspirinas fizeram um ótimo mercado de transferências e a evolução é contínua, a cada rodada da Bundesliga. A equipe luta pela liderança e soma mais três pontos neste sábado, com uma vitória tranquila fora de casa. Empacotou o Mainz 05 com o placar de 3 a 0 na Mewa Arena.
O Leverkusen escalou força máxima para encarar o Mainz, que não começa nada bem nesta temporada. Os Aspirinas só não fizeram um bom primeiro tempo. Tiveram mais posse de bola, mas dificuldades para criar perigo. Não era a jornada mais afiada do artilheiro Victor Boniface. Não à toa, o primeiro gol foi contra, aos 18 minutos. Numa bola espetada com Jérémie Frimpong na ponta direita, o ala cruzou rasteiro em busca de Boniface. Sepp van den Berg se antecipou ao serviço e marcou o gol contra de carrinho. No entanto, o Mainz ainda tentou uma reação, com chegadas mais constantes pelo empate.
O segundo tempo guardou um susto imenso ao Leverkusen. Lukas Hradecky realizou uma defesa sensacional aos nove minutos, numa cabeçada de Karim Onisiwo que tinha endereço. O lance serviu para chacoalhar os Aspirinas, que melhoraram e buscaram a definição do placar. O segundo gol foi uma pintura, aos 14 minutos. Alejandro Grimaldo cobrou uma falta frontal e mandou na gaveta, sem chances ao goleiro Robin Zentner. Já o terceiro veio na sequência, seis minutos depois. Amine Adli tinha acabado de sair do banco e fez a jogada pela esquerda. Cruzou para um chute seco de Jonas Hofmann no fundo das redes.
A goleada parecia se desenhar neste momento, mas Zentner ainda seria importante para evitar um placar ainda maior a favor do Bayer Leverkusen. De qualquer maneira, os Aspirinas podiam poupar energias na reta final. O Leverkusen chega aos 16 pontos na Bundesliga e retoma a dianteira. Ultrapassa o Borussia Dortmund, que tinha assumido a liderança nesta sexta-feira. Ainda pode ser igualado pelo Bayern de Munique na sequência da rodada. Já o Mainz está na lanterna da competição, com apenas um ponto conquistado. Depois de sonhar com as competições europeias na última temporada, os alvirrubros estão estagnados.
Os outros jogos do horário na Bundesliga
O Stuttgart é outro time que vive um início de temporada animador, especialmente por extrapolar as expectativas. Os suábios conquistaram um excelente resultado, com os 2 a 0 sobre o Colônia, dentro do Estádio Rhein Energie. Desta vez Serhou Guirassy passou em branco, mas Deniz Undav anotou os dois tentos da equipe no segundo tempo. O Stuttgart terminará a rodada no G-4, subindo ao segundo lugar provisoriamente, com 15 pontos. O Colônia pinta na zona de playoffs contra o rebaixamento, com só um ponto, no 16° lugar.
O Wolfsburg tenta se colocar como candidato às copas europeias e chega aos 12 pontos, no bolo principal. Derrotou por 2 a 0 o Eintracht Frankfurt, que não sabe o que é vencer há cinco rodadas. O triunfo por 2 a 0 na Volkswagen Arena teve dois gols de Jonas Wind, que mantém a média alta de sete tentos em seis rodadas. Os Lobos estão em sétimo. O Frankfurt é o oitavo, mas já cinco pontos atrás.
Já uma grata surpresa vem sendo o Heidenheim, em bom início na primeira divisão. Os novatos receberam o Union Berlim e ganharam por 1 a 0, no segundo triunfo consecutivo em casa. O ótimo Jan-Niklas Beste balançou as redes numa cobrança de falta fabulosa, no ângulo oposto de Frederik Rönnow. Um golaço. O Heidenheim é o nono colocado, com sete pontos. O Union sofre a quarta derrota consecutiva e cai para o 11° lugar, com seis pontos. Depois de um bom início, os Eisernen não acharam mais seus rumos.
Mais abaixo, o Borussia Mönchengladbach enfim conquistou sua primeira vitória nesta Bundesliga, num momento de naturais desconfianças pela perda de protagonistas. Os Potros visitaram o Bochum e anotaram 3 a 1, com um show de Alassane Pléa. O atacante deu a assistência para Florian Neuhaus abrir o placar, enquanto anotou os dois tentos seguintes dos alvinegros. Anthony Losilla descontou no segundo tempo. O Gladbach sobe na tabela com cinco pontos, no 13° lugar, duas posições acima do Bochum, que tem apenas três pontos.