Bundesliga

O Leipzig não só virou o placar, mas doutrinou o Stuttgart numa mostra de força

O Stuttgart terminou o primeiro tempo em vantagem e viu o Leipzig voltar com tudo do intervalo, anotando cinco gols

O RB Leipzig começa a Bundesliga como uma das principais ameaças à hegemonia do Bayern de Munique, mas encara logo de cara suas dificuldades. Os Touros Vermelhos estrearam com derrota para o Bayer Leverkusen e tinham problemas também contra o Stuttgart, na abertura da segunda rodada nesta sexta-feira. Os suábios faziam boa partida na Red Bull Arena e até terminaram o primeiro tempo em vantagem. Entretanto, o que poderia se transformar num novo tropeço do time de Marco Rose terminou em show. O Leipzig atropelou no segundo tempo. Entre falhas custosas dos adversários e uma fome insaciável de gols, os Touros Vermelhos anotaram 5 a 1 no placar. Resultado maiúsculo contra um Stuttgart que, afinal, tinha estreado com um 5 a 0 sobre o Bochum.

O RB Leipzig mantinha sua formação das primeiras partidas da temporada, com a novidade de Yussuf Poulsen ao lado de Loïs Openda no ataque. Dani Olmo, Xaver Schlager e Xavi Simons eram outros destaques. Já o Stuttgart busca seu caminho após as saídas de Kostas Mavropanos e Wataru Endo. Alexander Nübel, Chris Führich e Serhou Guirassy protagonizavam o 11 inicial.

Stuttgart complica no primeiro tempo

Por mais que o Leipzig tenha começado num ritmo forte, o Stuttgart precisou só de uma brecha para assustar. Führich testou o goleiro Janis Blaswich num chute da entrada da área aos sete minutos e, no rebote, Guirassy perdeu ótima chance. Era uma partida equilibrada, sem que o Stuttgart concedesse muitos espaços. Foi apenas a partir dos 30 minutos que o domínio do Leipzig começou a render oportunidades. Openda e Schlager tiveram finalizações para fora, antes de Nübel defender com segurança uma batida de Xavi Simons.

O Stuttgart, no entanto, ficava à espreita de uma brecha. Os suábios abriram o placar exatamente num momento de melhora dos oponentes. Guirassy assustou primeiro numa cabeçada por cima, aos 35. No minuto seguinte, o artilheiro guardou. Numa bola roubada no campo de ataque, Atakan Karazor acionou Guirassy e o centroavante teve enorme calma, com uma finta sobre Mohamed Simakan antes da definição. O Leipzig tentou reaver o prejuízo antes do intervalo. Nübel fez uma boa defesa contra Openda e houve uma revisão de pênalti não assinalado pela arbitragem, por uma falta anterior.

O Leipzig atropela

O RB Leipzig voltou muito forte para o segundo tempo. Aos dois minutos, Willi Orbán estava na área para definir de cabeça e Nübel realizou uma defesa monumental para evitar o empate. A arbitragem ainda poderia ter dado um pênalti sobre o zagueiro, mas aliviou na revisão. O empate seria mesmo uma cortesia de Nübel, numa falha do goleiro. Num recuo de Dan-Axel Zagadou, o arqueiro tentou sair no chutão e carimbou Benjamin Henrichs. A bola bateu no lateral dos Touros Vermelhos e entrou. Neste momento, o psicológico do Stuttgart parecia em cacos – sobretudo por causa de seu goleiro.

A partida se tornou uma abafa só do Leipzig, contra o Stuttgart perdido. A virada poderia ter vindo logo aos oito minutos. Num cruzamento rasteiro de Poulsen, Nübel falhou feio e deixou a bola viva na área, para Openda guardar. Todavia, havia impedimento do dinamarquês no avanço. Borna Sosa entrou no Stuttgart, mas o Leipzig não reduziu a marcha. O segundo gol aconteceu de fato aos 18. Numa trama rápida, Dani Olmo girou na área e chutou no cantinho de Nübel, que desta vez não teve culpa. Já aos 21, o terceiro gol estava na conta. Raum cruzou pela esquerda e Openda fechou no segundo pau para escorar.

Sebastian Hoeness realizou novas mudanças no Stuttgart, mas parecia tarde para recuperar o déficit. Até porque o Leipzig ainda não estava satisfeito e vinha por mais. A sorte estava ao lado de Kevin Kampl no quarto gol, aos 29, num chute de fora da área que desviou em Genki Haraguchi e tirou Nübel da jogada. E o quinto pintou no placar dois minutos depois, num contragolpe. Simons escapou em velocidade e chutou duas vezes, até vencer o Nübel. O resultado estava definido e a reta final ficou morna, sem tanto interesse do time de Marco Rose.

O Leipzig soma os primeiros três pontos na Bundesliga e ganha confiança, antes do compromisso difícil na próxima rodada: os Touros Vermelhos visitam o Union Berlim, com a pressão costumeira que sofrem em Köpenick. Já o Stuttgart também fica com três pontos. Terá um duelo complicado na próxima rodada, contra o Freiburg, mas pelo menos atuará em casa.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo