Bundesliga

Jesse Marsch dá o salto do Red Bull Salzburg ao RB Leipzig para substituir Julian Nagelsmann

Clube alemão anunciou nesta sexta-feira a contratação "interna" de Marsch para suceder Nagelsmann, que vai para o Bayern

Com o anúncio da transferência de Julian Nagelsmann ao Bayern de Munique feito, o RB Leipzig foi rápido para encontrar seu substituto. Como era de se esperar, a contratação foi “interna”, e os Touros Vermelhos foram buscar o treinador do segundo principal clube do grupo Red Bull, o Red Bull Salzburg. Jesse Marsch, que foi assistente no Leipzig na temporada 2018/19, retorna ao clube agora como técnico, com um contrato válido por dois anos, até o fim da campanha 2022/23.

Mesmo sem a mesma badalação que Nagelsmann, Marsch construiu uma carreira sólida dentro do grupo Red Bull. Começou em 2015 no New York Red Bulls, que treinou durante três temporadas, antes de se juntar ao Leipzig como assistente. Após um ano na Bundesliga, mostrou suas credenciais nos bastidores para se tornar o sucessor de Marco Rose no Salzburg. A missão de substituir Rose não era simples, já que o alemão havia conquistado duas Bundesligas Austríacas e uma Copa da Áustria em seus dois anos no clube. Ainda assim, Marsch correspondeu às expectativas.

Vencedor da dobradinha copa-liga em 2019/20, o norte-americano está próximo de repetir o feito nesta sua segunda temporada. Atual líder da fase final do Campeonato Austríaco, com seis pontos de vantagem e quatro rodadas restantes, o Salzburg se encaminha para mais uma conquista, enquanto é também finalista da Copa da Áustria.

Como contamos na coluna de futebol alemão da semana, para além das conquistas, Marsch se destacou no Salzburg por emendar participações consecutivas na Champions League, o que é um feito, visto o histórico do clube de quedas nas fases preliminares da competição, e soube manter a equipe competitiva mesmo em meio à venda de peças importantes como Erling Braut Haaland, Takumi Minamino, Dominik Szoboszlai e Hee-chan Hwang.

Dando sequência ao ciclo, o Red Bull Salzburg já anunciou para o seu posto vago de técnico aquele que, quem sabe, pode pintar na Bundesliga dentro de alguns anos. O alemão Matthias Jaissle, de 33 anos, recebe a tocha de Marsch e assina por duas temporadas.

Jaissle encerrou cedo sua carreira como jogador em 2014, aos 26 anos, devido a lesões, e logo começou seu percurso como treinador. Inicialmente, trabalhou em conjunto com Sebastian Hoeness nas equipes sub-16 e sub-17 do RB Leipzig entre 2015 e 2017. Depois de dois anos como assistente do Brondby, da Dinamarca, entre 2017 e 2019, retornou ao grupo Red Bull como técnico do sub-18 do Salzburg, entre 2019 e o fim de 2020. Em janeiro deste ano, assumiu o time principal do Liefering, na Bundesliga Austríaca, e agora retorna ao Salzburg na condição de técnico da equipe principal, passado seu pequeno “estágio” na elite austríaca.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo