Bundesliga

Can encontra o caminho, e Dortmund chega a cinco vitórias seguidas

Um belo passe do volante alemão gerou o único gol da vitória do Borussia Dortmund por 1 a 0 sobre o Werder Bremen

Um bonito passe de Emre Can e uma finalização de qualidade similar de Julian Brandt foram suficientes para o Borussia Dortmund vencer o Werder Bremen por 1 a 0 nesta sexta-feira, no Signal Iduna Park, e chegar a cinco vitórias consecutivas pelo Campeonato Alemão. Os visitantes pouco ameaçaram na frente, mas conseguiram fechar os espaços, contando com boas defesas do seu goleiro Michael Zetterer, até o volante alemão encontrar o caminho para o único gol da partida.

Apesar de alguns tropeços chatos no começo da campanha, empatando com Bochum e Heidenheim, o atual vice-campeão alemão embalou na Bundesliga e dormirá na liderança, com 20 pontos. O resto da rodada será realizada durante o fim de semana. Bayer Leverkusen, Stuttgart e Bayern de Munique ainda podem ultrapassar o Dortmund e terminar a oitava rodada na ponta.

Zetterer atrasa o Dortmund

Edin Terzic repetiu sua formação com dois meias centrais, dois jogadores abertos e Marco Reus circulando atrás do centroavante. Niclas Füllkrug enfrentou o time que o projetou à seleção alemã e ao próprio Borussia Dortmund, mas não teve muitas oportunidades de castigá-lo. Donyell Malen abriu os trabalhos com uma batida de média distância, bem defendida pelo goleiro Michael Zetterer. Em uma cobrança de escanteio pouco depois, Marius Wolf quase marcou de cabeça.

Os primeiros dez minutos foram de domínio completo do Borussia Dortmund. O Werder Bremen conseguiu se soltar um pouco depois desse período, chegando com velocidade pelos lados e com cruzamentos perigosos, sem realmente criar uma chance clara de gol. O lateral Julian Ryerson ameaçou de fora da área, exigindo outra boa defesa de Zetterer e, na pressão, o Dortmund recuperou e acionou Marco Reus pela esquerda, cara a cara com o goleiro.

Reus tentou bater colocado, mas não colocou muita curva na bola na melhor chance dos donos da casa até então. Zetterer executou outra intervenção importante, a poucos minutos do intervalo, barrando uma bomba de Malen com o punho. O holandês voltou a levar perigo no começo do segundo tempo, ao pegar de primeira um levantamento de Reus. Bem perto da trave.

O impasse foi quebrado em um lance de genialidade de Emre Can. Primeiro, ele abriu na direita. A bola retornou para o volante alemão na intermediária. Teve liberdade para pensar e inteligência para perceber o buraco entre as duas linhas do Werder Bremen. O passe rasteiro foi preciso. O domínio de Brandt foi bom, mas o colocou muito perto de Zetterer. O ponta, porém, encontrou a solução com uma bonita cavadinha para colocar a bola por cima do goleiro e abrir o placar.

O Dortmund não conseguiu matar o jogo nos 15 minutos seguintes, nem teve tantas chances para fazê-lo, e quase foi punido. Após um erro na saída de bola, Justin Njinmah recebeu em velocidade pela direita, entrou na área e ficou cara a cara com Kobel, que fez ótima defesa com os pés. A resposta foi imediata, com um belo lançamento à segunda trave, ajeitado para Nmecha chegar batendo de frente. Tentou o arremate para baixo. A bola pingou demais.

A chance de Njinmah, a única finalização no alvo do Bremen em toda a partida, acordou o Dortmund, que emendou chegadas perigosas para tentar ampliar a sua vantagem, geralmente parando em bloqueios da defesa visitante. O segundo gol, no fim, não foi necessário para manter a sequência positiva do atual vice-campeão alemão.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo