Bundesliga

O Borussia Dortmund sofreu, mas superou o Union Berlin em jogo aberto e com VAR muito ativo

Duelo entre Dortmund e Union Berlin teve virada e três gols anulados pela sala do VAR

O Borussia Dortmund deu show em casa e goleou o Union Berlin por 4 a 2, pela 7ª rodada da Bundesliga. Neste sábado (7), com direito a grande público no estádio Signal Iduna Park, o Dortmund superou os visitantes com gols de Füllkrug, Schlotterbeck, Ryerson, Brandt. Os gols do Berlin foram marcados por Gosens e Bonucci. 

A vitória maiúscula deixa os auri-negros na vice-liderança com 17 pontos, um atrás do Stuttgart. No entanto, para confirmar a atual posição, o time prussiano vai torcer para os tropeços de Bayern de Munique e Leverkusen, com 14 e 16 pontos, respectivamente, em seus compromissos na rodada. 

A atuação tática do Borussia foi espetacular, com ótima troca de passes e uma irretocável apresentação do lateral esquerdo Ryerson. O Union Berlin até chegou a assustar no primeiro tempo, mas a segunda etapa foi de total domínio do time da casa. O Union Berlin leva mais uma virada cruel após deixar a vitória escapar diante do Braga, pela Champions League. 

Na próxima rodada, o Borussia Dortmund recebe o Werder Bremen na sexta-feira (13), às 15h30 (horário de Brasília). O Union Berlin terá mais uma pedreira pela frente e encara o Stuttgart, líder parcial do Campeonato Alemão, no sábado, às 10h30. 

Dortmund dá show tático em casa

O placar foi inaugurado cedo por Füllkrug. Logo aos sete minutos, o atacante recebeu boa bola dentro da área e finalizou firme para fazer 1 a 0. Dois minutos depois, Gosens empatou de cabeça para o Union Berlin, dando sinais de que a equipe visitante iria dar trabalho.

A virada aconteceu aos 30 minutos de partida, com gol de pênalti. O atacante Becker sofreu falta do zagueiro Hummels na pequena área, e Bonucci converteu a cobrança. 

Tudo parecia caminhar bem para o Berlin, mas o técnico Edin Terzic deu o famoso “nó tático” nos adversários ao mexer bem na segunda etapa. Logo no início do segundo tempo, Brandt entrou no lugar de Bynoe-Gittens para fortalecer a saída de bola.

Imediatamente a mexida gerou efeito, com uma chance do meio-campista ao 2 minutos de bola rolando. No entanto, o empate veio dos pés de Schlotterbeck, em um chutaço de fora da área. 

Brandt marcou o terceiro do Dortmund. Aos 8 minutos, o camisa 19 fez uma bela troca de passes com Marco Reus e finalizou com força de dentro da área. 

Por fim, depois de sobrar na posse de bola durante a etapa final, os donos da casa encerraram a goleada com o quarto gol. Ryerson coroou a boa atuação pela lateral esquerda com um chute fatal de longe.

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo