Bundesliga

Virada espetacular mostra: Borussia Dortmund pode ter feito o melhor negócio da janela

Serhou Guirassy, contratado por apenas 18 milhões de euros (R$ 109 milhões), conduziu Aurinegro após 2 a 0 contra

Quase que o público no Westfalenstadion vê nesta sexta-feira (27) uma derrota traumática do Borussia Dortmund pela 5ª rodada da Bundesliga para o Bochum, que abriu 2 a 0 em apenas 20 minutos de partida.

No entanto, era dia do Aurinegro provar que pode ter feito a grande contratação da última janela de transferências.

Serhou Guirassy, artilheiro do último Campeonato Alemão pelo Stuttgart, foi contratado por apenas 18 milhões de euros (R$ 109 milhões) e conduziu a equipe de Dortmund hoje para uma virada histórica.

Após sofrer gols de Matús Bero e Myron Boadu, o Borussia conseguiu acordar ainda na primeira etapa com o centroavante de Guiné subindo mais que todo mundo na área e diminuir a vantagem de cabeça após cruzamento de Brandt.

Na etapa final, com o time da casa sufocando o adversário, Guirassy iniciou, definitivamente, o recital. Primeiro, sofreu pênalti que foi convertido por Emre Can.

Na sequência, escorou um lançamento da defesa para Adeyemi e recebeu de volta para virar a partida com finalização por baixo das pernas do goleiro.

Ele ainda quase marcou um golaço de letra, além de, ainda nos 45 iniciais, ter deixado Brandt cara a cara com o goleiro.

Ainda deu tempo para o 4 a 2, dessa vez sem participação de Guirassy, Nmecha arriscou de fora da área e o goleiro do Bochum aceitou.

Melhor do que o nível do centroavante, fazendo o primeiro grande jogo e chegando a quatro gols na competição, era importante para o Borussia Dortmund vencer após sofrer cinco do Stuttgart na última rodada.

Guirassy é o homem gol do Borussia Dortmund para a Champions 24/25. Foto: Icon Sport
Guirassy é o homem gol do Borussia Dortmund para a Champions 24/25. Foto: Icon Sport

Bochum perde chance de ‘matar' mandante no 1º tempo

Os primeiros minutos do duelo não apontavam em nada para o 2 a 1 que terminaria a etapa inicial.

O Dortmund começou com tudo, pressionando e sufocando o adversário na saída de bola. Só não abriu o placar porque o goleiro Patrick Drewes brilhou com duas gigantes defesas.

Na primeira, a queima-roupa, parou cabeçada de Adeyemi aos 10. Quatro minutos depois, evitou que chute de Brandt da meia-lua terminasse nas redes ao se esticar todo e espalmar.

Justamente no contra-ataque da última intervenção, o Bochum marcou, enquanto o Borussia sentiu o golpe e veio o segundo. Só não aconteceu mais um porquê Boadu, na cara do gol após contra-ataque, chutou para fora.

Sem finalizar com perigo por um bom tempo, o clube aurinegro retomou as rédeas para diminuir a vantagem no fim. Antes do gol de Guirassy, o próprio centroavante deixou Brandt de frente para Drewes, mas o meia isolou ao tentar chutar colocado.

Borussia Dortmund reage para virar

A postura do Dortmund continou ao que era visto no fim da etapa inicial. O goleiro do Bochum seguia com milagres, parando Groos em batida de fora da área. Só não conseguiria suportar o bombardeio que viria na sequência.

Após o empate, até que o visitante melhorou e a partida ficou aberta. Kobel impediu que Moritz Broschinski, saindo do banco, marcasse no primeiro toque na bola.

A defesa, essencial, abriu o caminho para virada e o quarto gol. Poderia ter sido até mais se Can não tivesse perdido boa chance sozinho fora da área.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo