Bundesliga

Leverkusen segue sua saga imbatível e fica cada vez mais perto da inédita conquista da Bundesliga

Tella e Wirtz marcam e ajudam equipe de Xabi Alonso alcançar marca de 36 jogos de invencibilidade na temporada

O Bayer Leverkusen bateu o Wolfsburg pelo placar de 2 a 0 em confronto disputado na BayArena na tarde deste domingo em jogo válido pela 25ª rodada da Bundesliga. Tella, após lindo cruzamento de Grimaldo pela esquerda, abriu o caminho da vitória da equipe de Xabi Alonso aos 37 minutos do primeiro tempo e Florian Wirtz, aos 41, aproveitou um lindo passe de Palacios para sacramentar mais um triunfo da equipe na competição.

Não foi o jogo mais brilhante em termos de criação do time do Leverkusen. Com muita dificuldade para infiltrar na defesa do Wolfsburg, o líder da Bundesliga abusou de chutes de fora da área, mas foi eficiente dentro de sua proposta de controle de jogo e conseguiu mais um resultado importante na luta pela conquista do título nacional inédito.

Com mais três pontos na tabela, os comandados de Xabi Alonso alcançaram a marca dos 67 pontos, abrindo dez de vantagem para o Bayern de Munique, que foi aos 57 após o baile sobre o Mainz. De quebra, o líder da Bundesliga alcançou a incrível marca de 36 jogos sem derrota, com 31 vitórias e cinco empates.

Como foi a vitória do Leverkusen sobre o Wolfsburg?

É indiscutível que o time do Leverkusen é uma das sensações da Europa nesta temporada. Mas nos últimos jogos o time de Xabi Alonso não vem jogando tão bem quanto antes. No confronto desta tarde, o primeiro chute do líder da Bundesliga saiu apenas aos 16 minutos do primeiro tempo. Isso porque a equipe mandante tinha dificuldades para infiltrar na defesa do Wolfsburg, armado em um 5-4-1 muito bem coordenado em campo e montado pelo técnico Niko Kovač.

A partir do primeiro chute, o Leverkusen passou a achar mais espaços na defesa do Wolfsburg, tanto que conseguiu mandar uma bola na trave com Wirtz aos 21 minutos e por pouco não abriu o placar na BayArena. Apesar da formação defensiva, o time visitante tentava contra-atacar com a dobradinha formada por Baku e Majer pelo lado direito de seu ataque, mas Jonas Wind não conseguiu concluir a gol em boa oportunidade aos 25.

Moritz Jenz acabou expulso de campo após pisão em cima de Patrick Schick. Como já tinha cartão amarelo, acabou indo para chuveiro mais cedo. Com um jogador a mais em campo, o Leverkusen aproveitou a vantagem numérica para abrir o marcador aos 37 minutos do primeiro tempo. Na base da troca de passes, Alejandro Grimaldo recebeu passe na ponta esquerda e levou a bola para a linha de fundo. O ala cruzou na medida para Tella, que apareceu nas costas da defesa para com o gol vazio marcar o primeiro gol do jogo.
Os donos da casa foram melhores no primeiro tempo, apesar da dificuldade em suplantar a defesa do Wolfsburg e com um jogador a mais fizeram justiça ao marcar um gol e levar a vantagem mínima para o intervalo na BayArena.
No segundo tempo, o Bayer manteve a pressão, mas tinha dificuldades para marcar o segundo gol e definir o placar. O time de Xabi Alonso chegava com certa tranquilidade até a entrada da área adversária, mas não achava espaço para criar aquela oportunidade mais incisiva e abusou das finalizações de longa distância. O Wolfsburg, com um jogador a menos e jogando na casa do líder da Bundesliga, se limitou a se defender, negar espaços e evitar uma derrota mais elástica.
De tanto insistir, o Leverkusen finalmente chegou ao seu segundo gol aos 40 minutos da etapa final com um belo gol de Florian Wirtz. Exequiel Palacios, melhor jogador em campo na partida, achou um lindo passe para o camisa dez, que de primeira fuzilou o goleiro, fechando o placar em 2 a 0.

Bayer soma sétima vitória seguida na Bundesliga e se aproxima de título inédito

O Bayer Leverkusen pode não apresentar o mesmo futebol vistoso que encantou a Europa, mas vence. Contra o Wolfsburg, os comandados de Xabi Alonso somaram sua sétima vitória consecutiva na Bundesliga e abriram dez pontos de vantagem para o Bayern de Munique. Em um campeonato de regularidade, somar pontos e evitar tropeços é o caminho para a conquista de um título. Tal receita é seguida à risca pelo líder do Campeonato Alemão que nesta parte final de competição vai acumulando vitórias e se aproximando de seu primeiro título nacional.

É natural que nesta altura da temporada a possibilidade real de um título deixe a equipe nervosa em certos momentos, mas Xabi Alonso tem se mostrado competente para manter sua equipe concentrada neste período tão importante para a história do clube.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo