Alemanha

Bochum e Greuther Fürth sobem para a Bundesliga e Holstein Kiel vai aos playoffs contra o Colônia

Na última rodada da segundona alemã, os dois clubes garantem acesso direto; Braunschweig está rebaixado e Osnabrück vai ao playoff contra o rebaixamento

A última rodada da segunda divisão do Campeonato Alemão, a 2.Bundesliga, o Bochum venceu e confirmou o título e o Greuther Fürth também venceu e ficou com a segunda posição e o acesso direto para a Bundesliga. O Holstein Kiel, que tinha chance de subir direto, acabou derrotado, perdeu em casa e acabou ficando em terceiro lugar. Com isso, vai disputar o playoff contra o rebaixamento diante do Colônia.

A última rodada começou com o Bochum com 64 pontos, o Holstein Kiel com 62 e o Greuther Fürth com 61. Nenhuma das três posições estava definida, já que um tropeço poderia mudar qualquer uma das posições. Também valia contra o rebaixamento, já que Eintracht Braunschweig e Osnabruck ainda tentavam escapar da zona do descenso.

Em casa, o Holstein Kiel precisava de uma vitória para subir direto. O clube faz uma temporada histórica, depois de ter eliminado o Bayern de Munique na Copa da Alemanha. Só que o Damrstadt não deu vida mole. O Holstein Kiel acabou derrotado por 3 a 2, o que deixou o time à mercê dos outros resultados.

O Bochum era quem tinha a situação mais tranquila e conseguiu uma boa vitória por 3 a 1 sobre o Sandhausen, o que garantiu não só o acesso, mas o título da segunda divisão. Chegou a 67 pontos, o que o deixou com tranquilidade na primeira posição. Restava então o Greuther Fürth.

Bochum comemora o título da 2.Bundesliga (Imago / OneFootball)

Diante do Fortuna Düsseldorf, o Greuther Fürth viveu fortes emoções. Tomou um gol no primeiro tempo que o colocou em uma situação complicada, mesmo jogando em casa. Pior ainda: no final do primeiro tempo, ainda teve um jogador expulso. Mas no começo da segunda etapa, as coisas começaram a mudar. Primeiro, com um gol de Branimir Hrgota, aos oito minutos.

Nem deu para comemorar muito. Aos 11, o Fortuna voltou a ficar à frente no placar com gol de Shinta Karl Appelkamp. Julian Green empatou o jogo aos 24 minutos, colocando um 2 a 2 no placar. Foi só aos 38 minutos que o time virou o jogo com Dickson Abiama. Com a vitória, o Greuther Fürth saltou do terceiro para o segundo lugar, o que garantiu o acesso e empurrou o Holstein Kiel para o playoff.

Dickson Abiama comemora o gol da vitória do Greuther Fürth (Imago / OneFootball)

Na parte de baixo da tabela, o Eintracht Braunschweig precisava vencer para ter chance de escapar do rebaixamento. Só que o que aconteceu foi terrível: tomou um 4 a 0 do Hamburgo e não passou nem perto de ter chance de escapar. O time foi condenados e jogará a terceira divisão na próxima temporada.

Quem também tentava escapar era o Osnabrück. Diante do Erzgebirge Aue, o time perdeu por 2 a 1, e, com isso, ficou em 16º lugar e terá que jogar o playoff contra o Ingolstadt por um lugar na segunda divisão. Os jogos serão nos dias 27, quinta, e 30 de maio, domingo. O Sandhausen, que tinha o desafio mais complicado ao enfrentar o líder, escapou de qualquer possibilidade de descenso, apesar da derrota para o Bochum.

Os playoffs valendo um lugar na primeira divisão entre Holstein Kiel e Colônia serão disputados no dia 26, quarta-feira, e no dia 29, sábado. Vale ficar de olho para saber quem é que estará nas Bundesliga na próxima temporada.

Standings provided by SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo