AlemanhaFrança

Benaglio, o último Lobo campeão, assina com o Monaco e diz até logo ao Wolfsburg

Era sábado, 23 de maio, último dia da temporada 2008/09 da Bundesliga. O Wolfsburg tinha dois pontos de vantagem para o Bayern de Munique e precisava vencer o Werder Bremen, em casa, para ser campeão alemão pela primeira vez em sua história. A equipe treinada por Felix Magath entrou em campo com Benaglio; Riether, Madlung, Barzagli e Schäfer; Josué, Hasebe, Gentner e Misimovic; Dzeko e Grafite. Peter Pekarík, Jan Simunek e Sebastian Schindzielorz entraram no segundo tempo, e os Lobos venceram por 5 a 1. Levantaram o troféu com méritos.

LEIA MAIS: Wolfsburg se salvou do rebaixamento contra o Braunschweig, mas tem pouco a comemorar

Nenhum desses jogadores, assim como nenhum dos 27 atletas que disputaram pelo menos uma partida daquela temporada da Bundesliga, continua defendendo o Wolfsburg, depois de o goleiro Benaglio, de 33 anos, ter assinado contrato, nesta sexta-feira, para se tornar o novo reforço do Monaco. O outro era o meia-direita iraniano Ashkan Dejagah, que atuou 27 vezes na campanha do título. Em janeiro deste ano, ele deixou o Catar para defender novamente os Lobos, mas sofreu uma lesão e ficou em campo apenas 29 minutos, nos playoffs do rebaixamento, contra o Eintracht Braunschweig. O Wolfsburg decidiu não renovar o seu contrato por mais um ano.

A saída de Benaglio, que também conquistou a Copa da Alemanha de 2015, representa o último capítulo de um título improvável e em um momento simbólico, em que o Wolfsburg precisou disputar duas partidas de vida ou morte para se manter na Bundesliga. Fim de uma história, começo de uma nova. O suíço já vinha perdendo espaço: atuou apenas 15 vezes na última temporada, menos que o jovem Koen Casteels, de 24 anos, com 24 aparições. Em 2015/16, foi ao contrário: 30 jogos para Benaglio, 17 para o belga.

O curioso é que Benaglio, em princípio, será, também, o segundo goleiro do Monaco. Chega como apoio para um dos favoritos da torcida, Subasic, mais jovem que ele – 32 anos – e desde 2012 no clube do Principado. Ele repõe a saída de Morgan de Sanctis, que não renovou seu contrato. Na última temporada, Subasic atuou 54 vezes. De Sanctis, apenas oito. Benaglio assinou por três temporadas, ao fim das quais, deve retornar ao Wolfsburg para assumir outra função.

“Por mais que eu esteja ansioso para escrever um novo capítulo da minha carreira, esta despedida foi extremamente difícil para mim. Wolfsburg tornou-se uma segunda casa para mim e para minha família e já estou pensando em voltar para cá. O Wolfsburg continua sendo um clube incrível. Serei eternamente grato ao clube, aos torcedores e à toda região”, afirmou Benaglio. E o clube pensa da mesma forma. “Ele foi parte do desenvolvimento do clube, foi um jogador chave, e ganhou o direito de decidir se queria continuar a carreira aqui ou buscar um novo desafio. Estamos muito felizes por termos chegado a um acordo com Diego para que ele, ao fim de sua carreira, assuma uma nova função no Wolfsburg”, contou o diretor-esportivo Olaf Rebbe.

Benaglio chegou ao Wolfsburg do Nacional, de Portugal, em 2008, e jogou 31 vezes na campanha do título. Sofreu 37 gols e passou 11 partidas intacto. No geral, apareceu 321 vezes com a camisa do clube, em todas as competições, e foi duas vezes eleito o melhor jogador suíço da temporada, em 2009 e 2013. Defendeu a sua seleção como titular em duas Copas do Mundo, embora tenha sido convocado para três – não jogou 2006, Em sete partidas nos Mundiais de 2010 e 2014, foi vazado cinco vezes. Uma segurança que agora está a serviço do atual campeão francês. Mas não se preocupem torcedores do Wolfsburg: Benaglio volta logo.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo