Alemanha

Bayern terá a principal promessa da Austrália em seu elenco no ano que vem

Nestory Irankunda, de apenas 17 anos, chegará ao Bayern de Munique em 1º de julho de 2024 por quantia recorde no futebol australiano

Por 5,5 milhões de dólares (cerca de R$ 24 milhões), a maior venda da história do futebol da Austrália, o Bayern de Munique adquiriu o atacante Nestory Irankunda, de apenas 17 anos, junto ao Adelaide United. A jovem promessa, considerada a principal do país da Oceania, chegará ao gigante alemão apenas em 1º de julho de 2024 porque só completará 18 anos, a idade mínima para transferências internacionais, em fevereiro do próximo ano, e chega na janela de verão europeu para disputar Bundesliga, Copa da Alemanha e, caso o Bayern se classifique, a Champions League.

– Estou feliz por ter tudo finalizado e por ir para um dos melhores clubes do mundo – é um verdadeiro sonho que se tornou realidade. Trabalhei muito para tentar deixar minha família orgulhosa. Vai ser ótimo poder terminar a temporada com o Adelaide United e tentar ter algum sucesso – comemorou o jovem atleta.

Nascido na cidade portuária de Kigoma, na Tanzânia, Irankunda nasceu em um campo de refugiados e, junto da família, mudou-se para Austrália com apenas três meses de idade, fugindo da guerra civil do Burundi. Ele optou por defender o país australiano no futebol e no início desse ano recebeu a primeira convocação da seleção principal após seguintes convocações ao time sub-17, ficando no banco nos dois amistosos contra o Equador.

Revelado para o futebol pelo Adelaide Croatia Raiders Academy, ele se transferiu ao sub-21 do Adelaide em 2021, com apenas 15 anos. A estreia no profissional da equipe veio pouco depois, no início de 2022, e até agora soma 39 partidas, nove gols e duas assistências no United. Permanecendo no clube até o meio do próximo ano, pode tentar um título inédito da carreira. Uma curiosidade do jovem é que ele atuou por 26 minutos contra o Barcelona, em maio de 2022, durante uma partida do “All-Star” da A-League, o Campeonato Australiano.

Bayern terá a principal promessa da Austrália em seu elenco no ano que vem
Irankunda jogou pelo All-Star da A-League contra o Barcelona em 2022 (Foto: Icon Sport)

Jochen Sauer, diretor das categorias de base do Bayern de Munique, assumiu que observa Irankunda há muito tempo e exaltou as principais qualidades técnicas do jogador: velocidade, drible e finalização;

– Já há algum tempo que temos Nestory no nosso radar e estamos satisfeitos por termos chegado a um acordo com ele e o Adelaide United para uma mudança para Munique no próximo verão. Gostaríamos de agradecer à direção do United pelas boas conversas. Nestory é um ponta extremamente rápido, um ótimo driblador e finalizador com faro de gol. Estamos convencidos de seu potencial e que ele dará os próximos passos conosco – exaltou Sauer.

Para o executivo dos Bávaros, os meses restantes no clube australiano ajudaram no amadurecimento do atleta. “As experiências nos próximos meses na A-League certamente terão um efeito positivo no seu desenvolvimento contínuo”, finalizou.

Os 5,5 milhões de dólares pagos pelo Bayern são quase o dobro dos 2,9 milhões que o Celtic desembolsou em junho desse ano para contar com Marco Tilio, do Melbourne City, à época a maior transferência do futebol australiano. Apesar do recorde, jornalistas da Austrália nas redes sociais tratam valor como “pechincha” pelo potencial do atleta.

Chega para jogar? Bayern roda pontas e pode dar espaço para joia australiana

Para um garoto com recém-completados 18 anos, como será Irankunda em julho de 2024, será cedo para garantir que será aproveitado – provavelmente não, levando em conta que há toda uma cautela em relação à adaptação do jogador. Mas, caso receba alguns minutos no profissional, a joia australiana pode pintar na rotação do ataque bávaro. Destro, Nestory Irankunda atua preferencialmente à direita, mas também pode exercer a função à esquerda.

Teoricamente, os titulares das pontas do time de Thomas Tuchel são Leroy Sané (canhoto pela esquerda) e Kingsley Coman (destro pela direita), mas há uma rotação na titularidade, e por vezes Sergei Gnabry ganha oportunidade em ambos os lados, além do jovem francês Mathys Tel, também de 18 anos, recebendo minutos saindo do banco. Jamal Musiala atua por dentro, mas já fez o corredor esquerdo.

Se tiver uma rápida adaptação, pode contar que a maior promessa australiana desde o histórico Tim Cahill terá alguns minutos em sua primeira temporada no Bayern de Munique.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo