Compensação por mudança de seleções? Entenda proposta defendida pela Alemanha
Federação pretende estabelecer uma nova compensação por mudança de jogadores
A Federação Alemã de Futebol quer aproveitar as mudanças de seleção de jogadores, mas de uma forma diferente das outras equipes. A entidade tem interesse em receber um valor sempre que jogadores formados nas suas seleções de base optem por representar outros países nas categorias profissionais.
— Estamos verificando se existe a possibilidade de uma compensação pela formação quando os jogadores mudam de seleção. Este assunto ainda não foi abordado de forma exaustiva. Mas, a formação tem de valer a pena para ambos os lados, tanto para o jogador como para quem forma — declarou Andreas Rettig, diretor-geral da Federação Alemã.
O debate se intensificou com os casos recentes de jogadores que optaram pela mudança, como Kenan Yıldız e Can Uzun na seleção da Turquia, além de jogadores especulados em outras equipes nacionais, como Muhammed Damar e Nicolò Tresoldi, cobiçados pela Turquia e Itália, respetivamente.
— Para mim, não faz sentido que um jogador, que foi treinado principalmente no seu clube durante cinco anos, mas também pela federação como parceiro júnior, possa mudar de associação nacional gratuitamente — afirmou Andreas.
Alemanha já se beneficiou de mudança de nacionalidade
Vale lembrar que, em meio à ideia, a própria Alemanha também já se beneficiou de jogadores que tinham outras nacionalidades, mas optaram por defender As Águias.
É o caso de jogadores como Ilkay Gundogan, Mesut Ozil ou Sami Khedira, além dos casos mais recentes como Jamal Musiala optando pela Alemanha, após ter defendido as seleções de base da Inglaterra.

De acordo com o jornal “A Bola”, na mais recente convocatória da seleção alemã, pelo menos 12 jogadores poderiam ter optado por representar outras nações.
Segundo Andreas Rettig, cerca de 43% das crianças com menos de cinco anos têm dupla cidadania tem dupla cidadania no país.
— Analisamos as listas de convocados desde o sub-15 até o sub-21 na Federação. A porcentagem (de jogadores com dupla nacionalidade) é significativamente superior aos 43% mencionados. Há escalões em que sete ou oito jogadores dos titulares têm dupla nacionalidade.
Apesar da intenção da Federação Alemã de Futebol, qualquer sistema de pagamentos de compensação teria de ser aprovado e implementado pela Fifa. A instituição máxima do futebol, contudo, não se pronunciou sobre o assunto.



