Zimbábue fez um golaço, e Nigéria continua sem vencer nas Eliminatórias Africanas
Enquanto isso, Argélia e Egito mantiveram o 100% de aproveitamento após duas rodadas

Argélia, Gabão e Egito chegaram aos seis pontos após duas rodadas das Eliminatórias Africanas, mas parece que a Nigéria quer mesmo se complicar. Após empatar em casa com Lesoto, ficou novamente no 1 a 1 com o Zimbábue, como visitante, e já tem um prejuízo grandinho para correr atrás depois do primeiro par de jogos classificatórios para a Copa do Mundo de 2026.
Com a expansão, a África mudou suas eliminatórias. Agora são nove grupos com seis seleções. O primeiro colocado se classifica diretamente para o Mundial norte-americano. Os quatro melhores segundos disputam um playoff para escolher o representante do continente na repescagem internacional. Há mais margem de erro do que antes, quando cinco nervosos mata-matas definiam as vagas. Ainda assim, apenas uma seleção está garantida por chave.
A Nigéria, cabeça de chave do Grupo C, não precisa se desesperar após apenas duas partidas, mas precisará se recuperar um pouquinho porque pode se ver a quatro pontos da liderança, se a África do Sul vencer Ruanda, fora de casa, na próxima terça-feira. O próximo compromisso dos nigerianos, aliás, é em casa contra o sul-africanos, um confronto direto que já pode ser bem importante. Está marcado para junho do ano que vem.
O técnico José Peseiro comanda talvez o elenco mais qualificado do futebol africano, tanto que se sentiu confortável para rodar os titulares. Apenas quatro jogadores de linha começaram jogando as duas partidas de novembro: os zagueiros Semi Ajayi e Calvin Bassey, e os meias Alex Iwobi e Frank Onyeka. Os centroavantes Victor Boniface, em ótima fase pelo Bayer Leverkusen, e Kelechi Iheanacho saíram do banco de reservas no intervalo, após Zimbábue abrir o placar.
Com um golaço: Walter Musona pegou na veia uma cobrança de falta de frente para a área, do meio da intermediária, e mandou no ângulo do goleiro Francis Uzoho. A Nigéria empatou na metade do segundo tempo. Moses Simon recebeu o lançamento dentro da área e fez o trabalho de pivô. Iheanacho chegou batendo de chapa, no cantinho de Donovan Bernard.
Walter Musona’s FREE KICK ⚽️
📹@ojbsports #Zimbabwe #WorldCupQualifiers #WCQ #ZIMNGA #Zimfootball
— Zimbabwe Football ⚽️ 🇿🇼 (@zim_football) November 19, 2023
A Nigéria disputou todas as Copas do Mundo entre 1994 e 2018, menos a da Alemanha, em 2006. Também ficou fora da última, disputada no Catar, no fim do ano passado.
Favoritos vencem
Cabeças de chave, Egito e Argélia mantiveram o 100% de aproveitamento após duas rodadas com sólidas vitórias por 2 a 0 fora de casa contra Serra Leoa e Moçambique, respectivamente. Quem também chegou a seis pontos foi o Gabão, que tentará desafiar o favoritismo da Costa do Marfim. A principal potência do Grupo F fará seu segundo jogo contra Gâmbia nesta segunda-feira.
Mahmoud Trézéguet fez os dois gols do Egito. O primeiro começou em um passe de Mohamed Salah que foi desviado com o calcanhar por Mostafa Mohamed e caiu para o atacante conferir. Trezeguet fechou o placar aos 17 minutos da etapa final, agora com assistência de verdade de Salah, que lançou rasteiro na medida em contra-ataque. Serra Leoa teve Tyrese Fornah expulso no primeiro tempo e Abdul Kabia nos minutos finais.
A Argélia suou um pouco mais porque conseguiu abrir o placar apenas aos 23 minutos da segunda etapa. Mohamed El Amine Amoura arrancou em contra-ataque pelo meio, entrou na área e soltou a bomba no travessão. Farès Chaïbi marcou no rebote. Aos 35, Ramiz Zerrouki recebeu de Amoura pela direita, ajeitou e bateu cruzado para ampliar. Recentemente naturalizados, Amine Gouiri foi titular, e Houssem Aouar ficou na reserva. Slimani, do Coritiba, liderou o ataque.
O Gabão fez 1 a 0 contra Burundi aos 35 minutos, com Jim Allevinah completando cruzamento rasteiro da direita, e ampliou no finalzinho, após o goleiro Jonathan Nahimana dar uma de Manuel Neuer e tentar interceptar um contra-ataque quase no círculo central. A dividida sobrou para Denis Bouanga, que, com muita calma, mandou da intermediária para o gol vazio. Abedi Bigirimana descontou para Burundi.
Na outra partida do dia, o Sudão venceu a República Democrática do Congo por 1 a 0, gol contra de Charles Pickel, e chegou a quatro pontos no grupo de Senegal.