Africa

Wydad elimina o Mamelodi Sundowns e, pelo segundo ano seguido, fará a final da Champions Africana contra o Al Ahly

O Mamelodi Sundowns esteve duas vezes à frente no placar em Pretória, mas caiu nos gols fora e deixou o torneio com uma campanha invicta

A Champions League Africana não prima muito pela variedade nas últimas temporadas. O grupo de campeões e finalistas se restringiu bastante desde a última década, com as principais potências do continente batendo cartão nas fases mais agudas. Assim, não surpreende que a final de 2022 vai se repetir em 2023. O Al Ahly tinha se garantido primeiro na decisão, a quarta seguida e a sexta nos últimos sete anos. E seu adversário será o Wydad Casablanca, que vai disputar sua quarta decisão no mesmo período. Os marroquinos avançaram pelos gols fora nas semifinais. Após o 0 a 0 em casa contra o Mamelodi Sundowns, buscaram os 2 a 2 em Pretória.

O Mamelodi Sundowns bem que tentou quebrar a hegemonia do Wydad Casablanca. Os auriverdes estiveram duas vezes em vantagem no Estádio Loftus Versfeld, neste sábado. Themba Zwane abriu o placar com um chute no canto, aos cinco do segundo tempo. O empate do WAC aconteceu aos 27, com Ayoub El Amloud, de cabeça. O Mamelodi voltou à frente aos 34, graças a Peter Shalulile. Porém, um infeliz gol contra de Mothobi Mvala valeu a classificação dos alvirrubros. Os sul-africanos deixam o torneio com uma campanha invicta, inclusive à frente do Al Ahly na fase de grupos. Não foi suficiente.

O Wydad Casablanca disputará a final da Champions Africana pela sexta vez. A equipe conquistou o título pela primeira vez em 1992, antes de ter um vice em 2011. Já as outras finais são mais recentes. Levaram o troféu em 2017 e 2022, com um vice em 2019. É um período hegemônico do WAC, que é o atual bicampeão marroquino e levou cinco títulos nacionais desde 2015.

Será a terceira vez que Wydad e Al Ahly fazem a final da Champions Africana desde 2017. Em ambas as ocasiões, os marroquinos levaram a melhor. Foram campeões em 2017 e também em 2022. A decisão da temporada passada gerou polêmica, realizada em partida única no Estádio Mohammed V, em Casablanca. Apesar da escolha de antemão feita pela CAF nas semifinais, o Al Ahly ameaçou até boicotar a final, mas entrou em campo e foi derrotado. Desta vez, serão dois jogos em ida e volta. A primeira partida, no Cairo, acontece em 4 de junho. O reencontro em Casablanca fica marcado para 11 de junho.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo