Africa

Jogador marroquino que disputou a última Copa do Mundo é condenado por quebrar crânio de motorista

Ilias Chair, meia-atacante do QPR, cometeu o crime em 2020, na Bélgica; defesa do jogador vai recorrer da decisão

Nesta sexta-feira (23), o meia-atacante marroquino Ilias Chair, que defende atualmente o Queens Park Rangers, da segunda divisão da Inglaterra, foi condenado pelo tribunal de Antuérpia a um ano de prisão, além do pagamento de multa de 15 mil euros (aproximadamente R$ 81 mil na cotação atual). O motivo? O jogador quebrou o crânio de um homem usando uma pedra.

A briga que resultou na condenação de Ilias Chair aconteceu em 2020, na Bélgica, local onde o jogador de 26 anos foi julgado. A defesa do atleta, que irá recorrer da decisão, negou as acusações durante todo o processo. No entanto, ele acabou sendo identificado como o responsável pelo crime. O motorista de caminhão que sofreu a pancada na cabeça ainda se recupera do incidente. Vale destacar que, além de Ilias, outros dois homens também envolvidos na confusão foram considerados culpados pela justiça belga, e receberam seis meses e um ano de prisão, respectivamente.

Após tomar ciência da condenação de Chair, o Queens Park Rangers se pronunciou. Em nota, o clube inglês revelou estar em contato com a equipe jurídica do jogador e frisou que o processo ainda está em tramitação na justiça. Por fim, pontuou que não fará mais comentários sobre tal episódio.

– O clube está em contato regular com a equipe jurídica de Ilias Chair em relação a uma acusação de agressão que foi feita contra ele. O processo judicial ainda não chegou ao fim. Como tal, o clube não fará mais comentários nesta fase – disse o QPR em comunicado.

Ilias Chair em ação pelo Queens Park Rangers (Foto: Icon Sport)

Carreira de Ilias Chair

Meia-atacante do QPR desde a temporada 2019/20, Ilias Chair nasceu na Bélgica e naturalizou-se marroquino. Convocado para a última Copa do Mundo, o atleta entrou em campo apenas uma vez na competição – na derrota do país africano para a Croácia, em jogo válido pela disputa de terceiro lugar.

Filho de pai marroquino e mãe polonesa, Chair nasceu na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Sua trajetória com a Seleção Marroquina começou em junho de 2017, quando foi convocado pela equipe sub-20 para estágio de uma semana em Rabat. Posteriormente, em março de 2018, representou o sub-23 do país em um amistoso contra Senegal. Sua estreia com o time principal de Marrocos ocorreu somente em junho de 2021, na vitória por 1 a 0 sobre Gana (amistoso).

Quatro meses depois, em sua quarta partida pela seleção profissional, o meia-atacante marcou seu primeiro gol na goleada acachapante de 5 a 0 diante de Guiné-Bissau. 

Ilias Chair começou sua carreira nas categorias de base do Lierse, tendo passado também pelas academias de Club Brugge e JMG Academy Belgium. O jogador estreou profissionalmente aos 17 anos de idade, jogando na Challenger Pro League, a segunda divisão belga. Na ocasião, saiu do banco de reservas e entrou em campo aos 76 minutos, no empate por 1 a 1 do Lierse contra o KVV Coxyde, em agosto de 2015.

Chair foi contratado em janeiro de 2017 pelo QPR e, desde então, defende as cores da equipe. Ao todo, disputou 223 jogos, marcou 32 gols e concedeu 36 assistências pelos Hoops – até o momento. Durante a primeira metade de 2018/19, o meia-atacante marroquino se juntou ao Stevenage, clube da terceira divisão inglesa, por empréstimo até o final daquela mesma temporada. Por lá, anotou seis tentos em 16 partidas.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo