África

África do Sul vence quarta consecutiva com Joel

A seleção sul-africana obteve um resultado expressivo nesta quarta-feira ao derrotar Camarões por 3 a 2, em amistoso disputado em Rustenburg. A partida valeu pelo Nelson Mandela Challenge, evento anual em homenagem ao ex-presidente. Foi a quarta vitória consecutiva dos Bafana Bafana sob o comando de Joel Santana, o que garante ao técnico brasileiro mais tranqüilidade após não conseguir a classificação para a Copa Africana de Nações de 2010. Antes, a equipe havia batido Guiné Equatorial, Malaui e Gana.

Apesar do resultado, os torcedores se decepcionaram com a ausência do atacante camaronês Samuel Eto'o, que atravessa boa fase no Barcelona e seria o grande nome da partida. A presença de Eto'o era aguardada, mas ele não compareceu ao embarque do vôo que os dirigentes sul-africanos alegam ter marcado para garantir sua presença.

Em campo, o meia Teko Modise foi o destaque do primeiro tempo, abrindo vantagem de 2 a 0 para a África do Sul com gols aos 7 e aos 24 minutos. O empate dos camaroneses, no entanto, chegou ainda antes do intervalo. Daniel Kome descontou aos 28, e Somen Tchoyi fez 2 a 2 oito minutos depois.

Na segunda etapa, a nove minutos do final, os donos da casa marcaram o gol da vitória com Bernard Parker. Modise ainda perdeu a chance de fazer seu terceiro gol da noite, ao desperdiçar um pênalti no último minuto, defendido pelo goleiro Carlos Kameni.

Camarões se prepara para disputar a fase final das eliminatórias africanas da Copa do Mundo de 2010, que também definem as vagas na CAN. Os Leões Indomáveis estão no grupo 1, ao lado de Marrocos, Gabão e Togo. Apenas o primeiro colocado se garante no Mundial, que tem a África do Sul já classificada como país-sede. O próximo compromisso oficial dos sul-africanos é a Copa das Confederações, em junho.

Também na África, o bicampeão continental Egito goleou Benin por 5 a 1, enquanto Gana e Tunísia ficaram no 0 a 0. Marrocos não teve problemas para derrotar Zâmbia por 3 a 0.

Leia mais:

Ucrânia vence e Noruega segue em má fase
Savo Milosevic protagoniza goleada da Sérvia sobre Bulgária

Veja os resultados dos amistosos já disputados nesta quarta-feira:

Ucrânia 1×0 Noruega
Israel 2×2 Costa do Marfim
Chipre 3×2 Belarus
Malta 0x1 Islândia
Omã 0x1 Paraguai
Azerbaijão 1×1 Albânia
Lituânia 1×1 Moldávia
Montenegro 2×1 Macedônia
Sérvia 6×1 Bulgária
Eslováquia 4×0 Liechtenstein
África do Sul 3×2 Camarões
Gana 0x0 Tunísia
Egito 5×1 Benin
Marrocos 3×0 Zâmbia

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo