O Southend United anunciou a contratação de Sol Campbell, de 45 anos, como novo técnico da equipe. O clube da quarta divisão está em uma situação difícil na tabela, em 22º entre 23 clubes na League One, terceira divisão inglesa. Seu último trabalho foi no Macclesfield, clube que deixou ao final da temporada passada. Assim como no trabalho anterior, a missão será salvar o time do rebaixamento. O Southend só venceu um dos 14 jogos feitos até agora. Na última terça-feira, perdeu por 7 a 1 para o Doncaster, em casa.

Na temporada passada, o trabalho de Cambpell foi bastante duro: precisava salvar o Macclesfield do rebaixamento na League Two, quarta divisão, e conseguiu o feito na última rodada. O clube tinha alta probabilidade de ser rebaixado pela má campanha. Assumiu o time em novembro na temporada passada, mas desta vez, mesmo assumindo um pouco mais cedo, deve ter uma missão ainda mais difícil.

A situação do Southend é terrível. O time só não é lanterna porque o Bolton começou a temporada com 12 pontos deduzidos. Nos últimos cinco jogos, o Southend só conseguiu um ponto em cinco jogos. O principal problema do time é a defesa: são 40 gols sofridos em 14 jogos, uma média de quase três gols sofridos por partida. Com uma defesa tão vazada, ganhar jogos é muito difícil.

Campbell terá na sua comissão técnica o ex-jogador da seleção islandesa Hermann Hreidarsson, que será seu assistente técnico, além do ex-atacante Andy Cole, que jogou por Newcastle e Manchester United e será o técnico de ataque do time. Os dois jogaram com Campbell no Portsmouth e também trabalharam com ele no Macclesfield. Chega também Anthony Colbert para a preparação física.

“Depois de deixar o Macclesfield em agosto este ano, Sol está determinado em seguir em frente e deixar sua marca no Southend United com a ajuda de sua equipe nos bastidores”, diz nota no site do clube.

A estreia de Campbell será duríssima: no próximo sábado, quando enfrentará o líder da League One, Ipswich. O líder tem 27 pontos, empatado com o Wycombe Wanderers, mas tem um saldo de gols melhor. É o time com a melhor defesa da liga, com sete gols sofridos em 12 jogos disputados.

Campbell já falou algumas vezes sobre a falta de oportunidades para técnicos negros. Em 2017, ele chegou a se oferecer para trabalhar de graça. Antes, em 2013, ele chegou a cogitar trabalhar fora do país, por considerar que na Inglaterra há poucas chances para técnicos negros.

Depois do bom trabalho no Macclesfield, o Southend United é mais uma chance de tentar mostrar o seu trabalho. As licenças e os cursos de treinador Campbell tem. As oportunidades não foram tantas até agora. Por isso, é de se imaginar que o treinador irá abraçar a oportunidade.