Andrej Pavlovic tem 22 anos e muito orgulho das suas habilidades no Football Manager. Levou o FK Bezanija da segunda divisão sérvia à semifinal da Champions League, conquistando dez vezes o título nacional no processo. Animado pelo seu grande feito, pensou que o não ele já tinha e enviou o seu currículo ao clube que foi rebaixado às ligas amadoras por problemas financeiros. E não é que acabou sendo chamado para trabalhar, de verdade, no Bezanija?

Não dá para dizer que foi contratado porque ele aceitou exercer a função de analista de dados voluntariamente, sem receber salário, mas, em entrevista ao Sport Bible, contou que já compilou seu primeiro relatório em uma vitória por 2 a 1 sobre o Dedinje pela Liga Inter-Municipal de Belgrado. Os chefes ficaram satisfeitos com o trampo e pediram que ele fizesse o mesmo em um jogo do sub-21.

“Entrei em contato com eles com meus feitos no FM e sugeri que poderia ajudá-los. Eu não esperava que me ligassem. Tivemos uma conversa amistosa e o diretor do clube perguntou se eu poderia ir ao primeiro jogo, no sábado, e ver como me sairia. Sugeri que poderia ajudá-los, mas não esperava que me ligassem. Eu realmente não conseguia acreditar. Fiquei chocado, mas, quando conversamos, eles pediram se eu poderia ser voluntário porque eles estão em um lugar difícil financeiramente”, disse.

Com um diploma em Ciências Médicas e sem poder pagar suas contas com o contrato virtual com o Bezanija no FM, Pavlovic ainda não sabe se seguirá carreira no futebol, mas está aberto à possibilidade. “Se a chance aparecer, adoraria uma carreira no futebol como olheiro ou analista de dados, algo que tem sido meu sonho há muito tempo e que eu faço muito bem. Não estou sendo pago no momento pelo Bezanija, mas trabalho porque amo o clube e o emprego. Espero um dia ser pago por um clube para fazer algo que amo”, disse.

Ele publicou seus relatórios no fórum de Football Manager no Reddit, em sérvio, o que fica um pouco menos acessível para nós, mas também divulgou gráficos em inglês com algumas estatísticas que considerou importantes.

O Bezanija, bem lá embaixo na pirâmide sérvia, está com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas nas oito primeiras rodadas da Liga Inter-Municipal de Belgrado. Como clube, o auge foi um quarto lugar na elite em 2006/07, o que valeu vaga na Copa da Uefa da temporada seguinte. Caiu logo na primeira fase preliminar, contra o Besa, da Albânia.

Com Pavlovic no comando, teve mágicos 16 temporadas virtuais em que conquistou o Campeonato Sérvio dez vezes consecutivas e seis Copas da Sérvia. Na temporada 2033/34, superou o Bayern de Munique na fase de grupos, despachou o Krasnodar nas oitavas e o Tottenham, nas quartas. O choque de realidade chegou com duas derrotas pesadas para o Atlético de Madrid nas semifinais.