VVV, o ex-time do Vampeta
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2023%2F04%2FTrivela-Imagem-Padrao.jpg)
Na temporada 2007/08 da Eredivise, o PSV, atual tricampeão consecutivo da competição, ganha um adversário com um nome bastante parecido, porém exótico: o VVV Venlo.
Popularmente conhecido como “The Good Old”, o time conseguiu o acesso para a principal divisão do futebol holandês depois de terminar a primeira fase da Eerste Divisie, na segunda colocação e batendo o RKC Waalwijk no playoffs.
Em 44 jogos, a equipe comandada pelo técnico André Wetsel, conseguiu 25 vitórias, oito empates, e 11 derrotas. O artilheiro do time foi o atacante holandês Dirk Jan Derksen com 19 gols, dez atrás do goleador do campeonato Berry Powel, do De Graafschap, outro time que conseguiu acesso para a Eredivise 2007/08.
O VVV foi fundado no dia 7 de fevereiro de 1903, em Venlo, cidade holandesa com aproximadamente 90.000 habitantes. Por muito tempo, foi apenas um pequeno clube amador, mas em 1954, profissionalizou-se. Em 1959, cinco anos mais tarde, conquistava o primeiro e único título de sua história, a Copa da Holanda, ao vencer o ADO Den Haag pelo placar de 4 a 1, na final. Sua melhor colocação na Eredivise foi em 1961, quando terminou o campeonato em terceiro lugar, vendo o Feyenoord levantar o caneco daquela temporada.
Em contrapartida, um ano depois da brilhante campanha, o time caiu para a segunda divisão e em 1966 para a terceira (Tweede Divisie). Saiu de lá em 1971 e desde então ficou no sobe e desce entre a Eredivise e a Eerste Divisie. Agora, depois 13 anos na segundona, o VVV conseguiu o acesso para a temporada 2007/08 da principal competição holandesa. Seu estádio, o De Koel, tem capacidade para cerca de 6.000 pessoas.
Talvez nem os mais fanáticos fãs do futebol, sabem o VVV já contou com um dos jogadores brasileiros mais polêmicos da atualidade: Vampeta. O volante do Corinthians vestiu a camisa preta e amarela do VVV na temporada 1994/95, emprestado pelo PSV. Por lá, o pentacampeão do mundo atuou em apenas quatro partidas e ainda assim, conseguiu marcar três gols.
Além do brasileiro, o clube de Venlo ainda teve em seu elenco, jogadores como o atacante nigeriano Tijani Babangida e o treinador da Holanda na Copa do Mundo de 1994, Dick Advocaat, atualmente no Zenit da Rússia. Além deles, Gerald Sibon, Stan Valckx, zagueiro da Holanda na Copal dos Estados Unidos e atual auxiliar técnico do PSV.
Quem também já passou pelo clube, no início de sua carreira, foi o meio-campista Earnie Stewart, jogador dos Estados Unidos nas Copas de 1994, 1998 e 2002. E há 50 anos atrás, um dos mais antigos ídolos do clube, o atacante Faas Wilkes, autor de 35 gols em 38 jogos pela seleção holandesa.