Timor Leste: Fez-se a luz

O Timor Leste é um dos países de independência mais recente em todo o mundo. Assim, não é de surpreender que ainda não tenha praticamente nenhuma expressão no cenário do futebol internacional.
A federação local foi fundada em 2001 e só se associou à Fifa em 2005, como seu 206º membro (é o segundo membro mais recente da entidade, atrás apenas de Montenegro). Trata-se do oitavo país de língua portuguesa na Fifa, junto com Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Um dado chama a atenção: a entidade contabiliza 13 mil praticantes filiados, num país com apenas 960 mil habitantes.
A participação dos timorenses em campeonatos internacionais limita-se a duas competições: as eliminatórias para a Copa da Ásia, em 2004, e a Copa do Sudeste Asiático (Tiger Cup), em 2005, perdendo os quatro jogos disputados. Assim, não é surpresa que o país não tenha nenhum ponto no ranking da Fifa, ocupando a última posição, ao lado de outras nove nações.
Um passado de conflitos
O Timor Leste fica localizado na parte oriental do arquipélago da Indonésia, a quem pertencia desde 1945 até a indpendência. A região foi descoberta pelos portugueses em 1529 e reconhecida pela ONU até 1999 como colônia portuguesa. No entanto, desde 1975, o Timor Leste é considerado pela Indonésia como uma província do país e tem sido palco de constantes conflitos, que fizeram mais de 200 mil mortos.
Em maio de 1.999, foi firmado um acordo entre Indonésia e Portugal que resultou em um plebiscito, no qual a população local decidiria os rumos do território. A escolha estava entre a independência ou a anexação ao território indonésio. A população escolheu pela independência.
A partir de 1999, o Timor Leste iniciou o processo de redemocratização, sendo auxiliado por programas internacionais e pelas Nações Unidas. Houve uma grande mobilização para reconstruir as áreas urbanas e rurais de todo o país. Em 2002, Xanana Gusmão foi eleito o primeiro presidente do país, com mais de 82% dos votos.
A contribuição do futebol
O futebol é o esporte mais popular do Timor. De acordo com o primeiro ministro, Mari Alkatiri, o esporte pode representar um traço de união entre os dois países. E foi assim em 2004, foi realizado um amistoso entre as seleções da Indonésia e do Timor Leste. O jogo serviu como símbolo de reconciliação entre os dois países. A partida, disputada no Estádio Municipal de Dili, foi vencida por 2 a 1 pela Indonésia e serviu como preparação para a participação do Timor Leste na Tiger Cup.
O jogo foi realizado com um público superior a 10 mil pessoas que lotaram as arquibancadas do estádio, ocupando também o espaço junto às quatro linhas, as arvores e torres de iluminação.