Terek: A Tchetchênia conquista a Rússia

Quando a União Soviética ruiu em dezembro de 1991, ninguém imaginava o que estava por vir. Ucrânia, Letônia, Estônia, Casaquistão e Uzbequistão, entre outras partes da URSS, se declararam independentes e tornaram-se nações. Outras regiões não tiveram a mesma sorte. A Rússia havia perdido muitos territórios, então as regiões separatistas que restaram foram alvos de ações bélicas maciças.

A Tchetchênia, por exemplo, não conseguiu independência, apesar de diversos grupos separatistas reivindicarem isso. Calcula-se que na época metade da população de cerca de um milhão de pessoas, distribuídas por uma área um pouco menor que o estado de Sergipe, migraram ou morreram devido à ação russa.

No futebol a situação não era diferente. Devido o caos instalado, muitos clubes tchetchenos tiveram diversas e desapareceram. Em 1994, o time do Terek, da capital tchetchena, Grozny, faliu. Foi só sete anos depois que ele reapareceu e voltou a disputar torneios oficiais.

Um 2004 inesquecível

Se na política os separatistas tchetchenos não conseguiram o objetivo de se tornarem independentes, na bola eles foram à forra. O novo Terek, herdeiro do clube originalmente fundado em 1958, conseguiu um feito incrível: foi campeão da Copa da Rússia, batendo na final o favorito Krylya Sovetov por 1 a 0. Com isso, ele garantiu presença no segundo torneio mais importante da Europa, a Copa UEFA 2004/5. Nunca um time segunda divisão, nem muito menos da Tchetchênia, tinha conseguido êxito em tal competição. Aliás, para fechar o ano cheio de conquistas, o time também venceu a divisão de acesso do futebol russo.

Mas o mais incrível dessa história não foi o que ocorreu, mas sim como ocorreu. Devido à guerra separatista, o estádio de Grozny foi devastado, então a final teve que ser marcada para o estádio Luzhniki de Moscou, no dia 29 de maio de 2004. A vitória de 1 a 0 só veio no último minuto, com o atacante Andrei Fedkov. Os cerca de 5 mil torcedores da equipe foram ao delírio.

A vitória foi dedicada ao ex-presidente da equipe, Akhmad Kadyrov, vítima de atentado terrorista 20 dias antes. Logo após a partida, o treinador Vait Talgaev disse que não precisou chamar a atenção do grupo em nenhum momento da partida. ´´´´Foi incrível, não acreditava que tínhamos ganho´´´´, disse eufórico.

A temporada seguinte

A temporada atual, 2004/5, vem sendo de descobertas para o pequeno clube. Na Copa UEFA, o time eliminou o desconhecido Lech Poznan, da Polônia, na primeira fase da competição. Na fase seguinte, o time, sem nenhuma experiência internacional, pegou um adversário mais forte: o Basel, da Suíça, que não tomou conhecimento da equipe adversária e mandou os tchetchenos para casa.

Já no campeonato russo, que começou em março, o Terek estreou fora de casa contra o time de Vágner Love, o CSKA, e foi derrotado por 3 a 0. Já está claro que para sobreviver, o Terek terá que encarar com coragem os gigantes da Rússia. Ou seja, nenhuma novidade para o povo tchetcheno.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo