Suwon: Concorrência por monitores e gols

Flamengo e Vasco. Corinthians e Palmeiras. Real Madrid e Barcelona. Milan e Juventus. A rivalidade dos clubes de futebol no mundo geralmente é acirrada pela localidade ou pela disputa entre cidades. Na Ásia, especificamente na Coréia do Sul, a rivalidade pode também ser chamada de concorrência.

Isso porque, lá, fabricantes de eletrônicos e carros estendem sua concorrência comercial para além das fábricas e do comércio de seus produtos. Foi por esse motivo que a Samsung decidiu investir num time de futebol em dezembro de 1995. Seu maior concorrente no setor de monitores, a LG, já tinha conseguido conduzir o Anyang LG Cheetahs ao vice-campeonato coreano em 1993. Portanto, a Samsung não podia ficar pra trás e decidiu criar um clube de futebol com projetos ambiciosos.

Planejamento a longo prazo: a chave do sucesso

O Suwon Samsung Bluewings é um clube novo que conseguiu feitos importantes bem cedo. No ano de sua fundação, o clube fez algo que a imprensa brasileira inteira suplica que os times daqui façam: planejamento a longo prazo. O clube decidiu que seria o melhor do continente e para isso criou uma boa infra-estrutura, visando não resultados imediatos, mas sim o futuro.

Primeiro, conseguiram investimentos para a administração do clube. Além disso, em vez de jogar de forma defensiva, foi adotada a tática do 4-4-2, mais ofensiva para os padrões coreanos. Por fim, conseguiram os maiores patrocinadores da K-League, a liga coreana. Claro que também pesou o incentivo extra de tentar superar o rival Anyang LG Cheetahs no cenário coreano de futebol. Esses fatores foram decisivos para que rapidamente o time despontasse em seu país.

Logo em sua temporada de estréia, em 1996, o Suwon conseguiu ser vice-campeão do campeonato da Coréia do Sul, sendo a sensação da temporada. Dois anos depois, todo o investimento feito com objetivos a longo prazo já começou a dar frutos. Os Bluewings venceram o campeonato nacional e, para completar, Ko Jong Su foi eleito o melhor jogador da Coréia.

No ano de 1999, o feito foi repetido, com o time da Samsung conseguindo o bicampeonato nacional. Dessa vez, o artilheiro do campeonato era do Azulão coreano. Sasa conduziu o time ao segundo título do país. Além de campeão da Coréia, o clube ainda conseguiu mais três títulos, entre eles a Adidas Korea Cup. Realmente, foi um feito importantíssimo para um clube com apenas quatro anos de existência.

Concorrência nos monitores refletida nos gramados

Após vencer na Coréia, os Bluewings não esqueceram da meta do clube: ser reconhecido internacionalmente. Para isso, o clube passou a investir em jogadores de outros países. Os novos contratados foram importantes para amadurecer os coreanos do clube e formar uma equipe mais competitiva internacionalmente.

Deu certo. Em 2001, o Azulão da Coréia surpreendeu ao vencer a Copa dos Campeões da Ásia. Mas o verdadeiro desafio veio no ano seguinte, quando o time para ganhar o bicampeonato precisava vencer na final justamente seu rival o Anyang LG Cheetahs.

O título, portanto, seria uma questão não só de vitória no gramado. Afinal, Samsung e LG disputam polegada por polegada o mercado mundial de monitores e eram na época os dois maiores clubes da Coréia do Sul. O jogo, mesmo sem gols, deve ter enfartado não só os torcedores dos times, como também os executivos das duas empresas. Após 90 minutos, o placar continuava intacto.

Não houve como evitar que a decisão terminasse em pênaltis. A promessa dos executivos do Suwon – ser o melhor clube da Ásia – surgiu na cabeça dos jogadores e talvez tenha sido o pé-de-coelho que os ajudou a acertar quatro cobranças, contra apenas duas do time da LG. O time da Samsung alcançava o céu para um clube da Ásia. Foi então que os dirigentes começaram a sonhar mais alto.

De melhor do mundo a melhor dos monitores

Depois da emocionante disputa de monitores que se estendeu aos campos de futebol sul-coreanos, tanto os Bluewings como os Cheetahs acabaram dando uma relaxada. Na temporada passada, nenhum dos dois conseguiu a classificação para a Liga dos Campeões. No campeonato nacional, os dois estão bem longe do líder, exatamente 17 pontos atrás. Foi então que a rivalidade com a LG cresceu.

Para pelo menos garantir o título moral de 'melhor clube de futebol patrocinado por empresa que fabrica monitores', o Samsung decidiu buscar novamente ajuda de estrangeiros. O escolhido foi Nádson, artilheiro do Vitória no início do campeonato brasileiro deste ano. Seu companheiro no ataque será Tuta, ex-Palmeiras e Flamengo.

A esperança da Samsung é que a jovem promessa do futebol brasileiro possa ajudar o time a superar o clube da LG. E também que o jogador faça o mesmo sucesso de Magno Alves e Dodô, artilheiros do campeonato coreano com 16 gols cada. Enquanto a torcida quer o título, para os dirigentes e executivos ficar à frente do concorrente já será de bom tamanho neste ano.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

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