Slavia Praga: com a vaga do Ajax

Um clichê verdadeiro sobre eles:
“É o time mais fraco da Liga dos Campeões”. Ao lado do Rosenborg-NOR, certamente é mesmo. Apesar de ter eliminado o Ajax-HOL na fase anterior, sofreu para passar pelo Zilina-ESL na segunda preliminar. Outro clichê que pode aparecer, é que “Tomas Rosicky, meio tcheco do Arsenal-ING, adora enfrentar o Slavia”. Formado nas categorias de base do Sparta, o jogador, chegou a comentar há algumas semanas que adoraria enfrentar seus antigos rivais na Liga dos Campeões.

Na pré-temporada (Contratações, perdas e reforços que o clube fez para a LC)
A campanha do vice-campeonato tcheco do Slavia em 2006/07 foi sofrida. Somente na última rodada assegurou o segundo lugar, tendo terminado empatado com Mladá Boleslav e Slovan Liberec. Com isso, a diretoria, comandada pela empresa ENIC Sports Ltd (que também é acionista majoritária do Tottenham-ING), promoveu uma série de mudanças no elenco, repleto de jogadores experientes e alguns jovens talentos. .

Muitos atletas retornaram de empréstimo e alguma contratações foram feitas, casos de Martin Vaniak (G, Siad Most), Frantisek Drízďal (D, Banik Sokolov), Erich Brabec (D, Arau-SUI), Mickaël Tavares (M, Tours-FRA), Vladimír Smicer (M, Bordeaux-FRA) e Zdenek Senkerík (A, Malatyaspor-TUR) – todos titulares. Por outro lado, as perdas mais sentidas foram dos meias Lukás Jarolím (Siena-ITA) e Tomás Hrdlicka (Mladá Boleslav), além do zagueiro Radek Dosoudil (Artmedia Bratislava-ESL).

Quem é o rival mais encardido?
O Sparta Praga é o rival histórico do Slavia. As duas equipes são as maiores da República Tcheca e monopolizam a paixão dos torcedores. Nesta temporada, o Sparta, atual campeão nacional, entrou na terceira fase preliminar da LC diretamente, mas deu azar no sorteio e encarou o Arsenal-ING. Duas derrotas (0x2 e 0x3) o mandaram para a disputa da Copa Uefa, para alegria dos torcedores slavistas.

O técnico faz diferença?
Karel Jarolím, de 51 anos, é um técnico muito respeitado na República Tcheca. Pai de dois jogadores – Lukás (Siena-ITA) e David (Hamburg-ALE), Jarolím está no Slavia desde 2005, mas ainda não levantou nenhuma taça no clube. O treinador prioriza o setor defensivo, e contra adversários mais fortes na LC, isso certamente não deve mudar.

Nisso, eles são bons…
Nas fases preliminares da LC, o Slavia sofreu somente um gol em quatro jogos. Na última temporada do Campeonato Tcheco, foram apenas 23 em 30 partidas. Neste ano, nas seis primeiras rodadas, o time levou só um gol. Ou seja, a defesa, comandada pelo experiente goleiro Martin Vaniak, de 36 anos, é o ponto forte do Slavia.

…mas nisso, de vez em quando, fazem presepada
O time, como já foi dito, é bem experiente, o que, se por um lado é uma vantagem, por outro pode pesar contra: a Liga dos Campeões tem jogos duros e disputadíssimos até o final, e no segundo tempo a equipe pode sofrer com o desgaste de seus principais atletas.

O líder do time?
Aos 34 anos, Vladimír Smicer retornou ao Slavia após dez anos de uma carreira vitoriosa na Europa (Lens-FRA, Liverpool-ING – campeão da LC em 2005 – e Bordeaux-FRA). O jogador, formado nas categorias de base do clube, é o grande ídolo da torcida e principal jogador do time. Vale citar também o capitão Stanislav Vlcek, de 31 anos, autor dos dois gols contra o Ajax no jogo decisivo para a classificação do time.

Para se prestar atenção:
O jovem zagueiro Marek Súchy, de apenas 19 anos, foi eleito em 2006 a revelação do futebol tcheco. Com 1m82, se repetir as boas atuações na Gambrinus Liga, irá despertar o interesse de muitos times europeus.

O pesadelo da torcida:
Não há um jogador no Slavia que se destaque negativamente. Porém, há no time dois brasileiros que, muitas vezes, nem são relacionados para os jogos. Vale a pena, pelo menos como curiosidade, “tentar” ver o desempenho do meia Fernando Michel Costa e o atacante Rogério Botelho no Slavia.

Tem história na LC?
Essa é a primeira vez que o Slavia chega à fase “para valer” da Liga/Copa dos Campeões. Os números – 8V 3E 8D – se referem só a fases eliminatórias.

No dia de abertura da competição, onde se diz que eles podem chegar?
Deve brigar pela terceira colocação com o Steaua Bucareste para ver quem vai à Copa Uefa.

Para as casas de apostas?
300/1, só ganhando do AEK (William Hill, no fim de agosto).

Ficha

Sportovní Klub Slavia Praha
Ano Fundação: 1892
Melhor colocação na LC: 3ª fase preliminar
Posição no ranking da Uefa: 80º
Como chegou à vaga: vice-campeão tcheco. Eliminou na 2ª fase preliminar da Liga dos Campeões o Zilina-ESL (0x0 e 0x0 – nos pênaltis) e na 3ª fase o Ajax-HOL (1×0 e 2×1).

GRUPO H
Arsenal – ING
Sevilla – ESP
Steaua – ROM
Slavia Praga – TCH

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo