Quem é que sobe?

Com o fim da temporada se aproximando, esquenta a briga nas divisões inferiores da Europa pelo acesso à elite. Times tradicionais e outros nem tanto lutam para garantir suas vagas entre os grandes para a próxima temporada. Veja um panorama da corrida em alguns dos principais campeonatos.

Inglaterra

O Newcastle, rebaixado na última temporada, dominou o Championship e subiu com folga. Tem 99 pontos e pode alcançar a contagem centenária na última rodada, domingo, quando visita o Queens Park Rangers. Junto com os Magpies, retorna o West Bromwich Albion, que eventualmente dá trabalho na elite, mas costuma ser um time “iô-iô”. O WBA somou 89 pontos e joga mais duas vezes.

A última vaga será definida nos play-offs, para os quais já garantiram vaga Nottingham Forest (78 pontos), Cardiff (76) e Leicester (73). Brigam pelo sexto lugar Blackpool (69, recebe o Bristol) e Swansea (68, recebe o Doncaster). O Nottingham Forest, bicampeão europeu, não disputa a Premier League desde a temporada 1998/99.

Espanha

Na segundona espanhola não há play-offs: os três primeiros colocados sobem diretamente. Ainda faltam oito rodadas no campeonato, que terminará durante a Copa do Mundo.

Neste momento, a liderança é da Real Sociedad, que está fora da elite desde 2007, com 60 pontos. O Hércules é o vice-líder, com 56, seguido por Levante e Cartagena, ambos com 55. O Elche tem 54, contra 53 de Betis e Villarreal B – este último não pode subir.

Itália

Faltando cinco rodadas, o Lecce lidera com 67 pontos e parece próximo de selar sua volta à Serie A. A disputa pela segunda vaga direta, no entanto, está acirrada.

O Sassuolo, que disputa sua segunda temporada na Serie B, tem 61 pontos e é acompanhado de perto por Cittadella (60), Brescia (60), Cesena (59) e Grosseto (57), que compõem a zona dos play-offs.

O Torino tem 55 pontos, a exemplo do Empoli, e mantém esperanças de brigar pelo acesso, após cair na temporada passada.

Alemanha

Campeão pela última vez em 1998 e fora da elite desde 2006, o Kaiserslautern confirmou o acesso com duas rodadas de antecipação, somando 65 pontos. O St. Pauli, de Hamburgo, vem a seguir com 61 e pinta como favorito à segunda vaga direta.

O terceiro colocado terá de disputar uma repescagem com o antepenúltimo da primeira divisão. Neste momento, o lugar é do Augsburg, com 58 pontos. O Fortuna Düsseldorf, com 53 pontos, é o único com possibilidades matemáticas de impedir.

França

Assim como na Espanha, são três vagas diretas. A quatro rodadas do fim, o líder Caen, com 64 pontos, já subiu. O Brest, segundo colocado, tem 61 pontos e só precisa de uma vitória para retornar à Ligue 1 depois de dezenove anos.

O Arles-Avignon, que nunca disputou a primeira divisão, aparece em terceiro lugar com 53 pontos, seguido por Clermont (50), Metz (49) e Angers (48).

Portugal

Cenário totalmente indefinido na reta final da segundona portuguesa, que leva dois times à Liga Sagres. A Oliveirense lidera com 49 pontos, mas tem nos calcanhares Beira-Mar e Portimonense, ambos com 48. Santa Clara (47) e Feirense (46) são os outros times na corrida.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo