Pepe: Aposta brasileira na zaga do Porto

Você, internauta, que está lendo esta coluna deve ter ouvido falar pouco ou não deve ter escutado nada sobre Pepe, de 21 anos, zagueiro brasileiro recentemente contratado pelo Futebol Clube do Porto, atual campeão da Liga dos Campeões.

Vale a pena então, neste espaço, contar um pouco da história desse jovem atleta, que iniciou a carreira no Corinthians de Alagoas, teve boa passagem pelo Marítimo de Portugal, esteve próximo de ser convocado para a seleção Pré-Olímpica e atualmente veste a camisa do Porto – substitui Ricardo Carvalho, um dos melhores zagueiros da Europa, transferido para o inglês Chelsea.

Um pouco da história

Képler Laveran Lima Ferreira, o Pepe, de 1,86m, nasceu em 26 de fevereiro de 1983, na cidade de Maceió e começou sua meteórica carreira no Corinthians de Alagoas, mesma equipe que revelou o meia-atacante Marcelinho Paraíba, que atualmente defende o alemão Hertha Berlim.

Com apenas 18 anos, Pepe transferiu-se para o Marítimo, de Portugal. Na equipe de Funchal, não demorou a firmar-se, e logo tornou-se um dos destaques do time no campeonato português.

Na primeira temporada no clube, em razão de não ter experiência internacional, realizou apenas quatro partidas pela equipe titular. Porém, a partir do ano seguinte deslanchou. No início de sua segunda temporada na Europa, teve uma rápida passagem pelo Sporting. No regresso ao Marítimo, foi titular em 29 confrontos e marcou dois gols. Atuou como central, lateral e até de meia-armador. As boas atuações, em sua terceira temporada, mostraram que Pepe havia amadurecido como profissional e se adaptado bem os estilo de jogo do futebol europeu.

Logo, despertou a atenção dos grandes clubes de Portugal, Espanha e da Holanda, mais especificamente do Feyenoord, de acordo com especulações da imprensa.

Transferência para o Porto

O Porto ganhou a corrida pelo passe do alagoano Pepe. Antes de ir para o Chelsea, da Inglaterra, o técnico José Mourinho recomendou a contratação do central brasileiro ao presidente do Porto, Pinto da Costa, que não hesitou em adquiri-lo. A contratação de Pepe foi realizada devido às especulações que circundavam os Dragões com relação à transferência do zagueiro Ricardo Carvalho para outro grande clube europeu (acabou indo para o Chelsea, juntamente com Mourinho).

Pepe é um zagueiro jovem, alto e com bom senso de marcação. Apresenta boa técnica individual e causou ótima impressão junto à nova comissão técnica logo no período de pré-temporada no Porto. Tanto foi assim que iniciou a Superliga e a Liga dos Campeões como titular da equipe. Não que a torcida vá esquecer Ricardo Carvalho tão cedo, mas com o tempo não há dúvidas de que Pepe poderá impor-se no Porto.

Seleção olímpica

Pepe poderia ter sido companheiro de Diego e Robinho no torneio Pré-Olímpico (classificatório para a Olimpíada de Atenas), realizado no Chile. O então técnico da seleção sub-23, Ricardo Gomes, queria observar sua atuação de perto, pelas boas referências do jogador que havia recebido de olheiros da seleção brasileira.

No entanto, o sonho de Pepe de participar da competição não pôde ser concretizado. Problemas burocráticos com seu passaporte surgidos antes do início da preparação para o Pré-Olímpico o impediram de disputar a competição.

Quase na Bahia

Pepe também esteve perto de ser companheiro de Edílson no Vitória. Pouco depois do início do campeonato brasileiro deste ano, a diretoria do clube baiano quase acertou sua vinda para o Brasil. A imprensa local, inclusive, dava como certa a vinda do jogador para o Vitória.

No entanto, o Porto chegou antes e levou o zagueiro. Bom para a equipe de Portugal, que ganhou uma jovem promessa, e bom para Pepe, que se estivesse no Vitória estaria disputando uma posição intermediária no campeonato nacional (a equipe baiana perdeu alguns atletas durante a competição, inclusive Vampeta, transferido para o futebol árabe).

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo