Pachuca: O pioneiro do México

O Pachuca é, de fato, um pioneiro do futebol mexicano. Não bastasse ser a primeira agremiação fundada no país, também por é o primeiro clube a ajudar a criar uma Universidade do Futebol na América Latina.

Com 104 anos de existência, o tradicional clube do estado de Hidalgo nunca foi considerado um time de ponta, que disputasse os mais importantes títulos nacionais. Isso mudou há 10 anos, quando a agremiação se tornou um clube empresa, alcançando hoje o melhor momento de sua longa e conturbada história.

Neste ano, o Pachuca está participando pela primeira vez da Libertadores e, após conquistar a segunda colocação do grupo 8, garantiu vaga para as oitavas-de-final da competição.

Primeira fundação: Pachuca Atletic Club

Assim como no Brasil, o primeiro contato dos mexicanos com o futebol foi feito por intermédio de imigrantes e operários ingleses que, em 1901, com um grupo de mineradores britânicos, fundaram o Pachuca Atletic Club. Era o marco inicial desse esporte na terra dos antigos Astecas.

Nesse mesmo período, simultaneamente, começaram a surgir diversas agremiações de futebol no país, sendo a maioria delas integrada exclusivamente por britânicos, porém nenhuma dessas associações tinha direção ou grupo de sócios. O futebol era caracterizado apenas como uma atividade recreativa.

A primeira competição disputada pelo Pachuca foi um torneio amador realizado em 1902. Anos depois foram criados outros times e torneios, sempre ligados à colônia inglesa. Porém, em 1910, devido à iminência de uma revolução mexicana, muitos clubes de origem estrangeira, inclusive o Pachuca Atletic Club, deixaram de competir.

Segunda fundação e as mudanças

Foi só em 1921 que o clube voltou a disputar regularmente competições regionais. Com um novo nome, Club Deportivo Atlético Pachuca, a equipe tinha então caráter profissional e já contava com jogadores mexicanos em seu elenco. Mas foi somente no ano de 1950, com a criação da segunda divisão do futebol mexicano, que o clube disputaria competições de âmbito nacional.

A partir de então, até meados da década de 90, o clube atravessou muitas dificuldades financeiras e administrativas, inclusive chegando a falir em 1974. O Pachuca jamais conseguiu criar uma identidade própria, pois ao longo do tempo foi mudando inúmeras vezes suas camisas, distintivos e até mesmo nomes: ao todo foram cinco nomes até chegar ao atual – Club de Fútbol Pachuca.

Em 1995, sob a administração de Jesús Martínez Patiño, o clube passou por diversas transformações, que mudariam permanentemente sua imagem. De agremiação ‘tradicional e familiar’ passou a ter um caráter de clube empresa, gerido profissionalmente.

Na temporada 1997/8, os Tuzos, como também são conhecidos, garantiram acesso à primeira divisão do campeonato nacional e no ano campeonato seguinte quebraram um tabu que durava 30 anos: o de conseguir se manter por dois anos seguidos na primeira divisão, e mais do que isso – permanecem na elite do futebol mexicano até os dias de hoje.

Em 1999, veio o primeiro título de expressão: campeão mexicano de inverno, competição que viria a ganhar novamente em 2001, ano de seu centenário. Em 2002, os Tuzos ganhariam a Copa dos Campeões da Concacaf, torneio que conta com equipes campeãs em países do Caribe, Estados Unidos, América Central e México.

Em 2003, o time foi campeão do torneio Apertura mexicano. Após 100 anos, o Pachuca, enfim, havia conquistado prestigio nacional e internacional e, mais do que isso, tornou-se um exemplo de que o futebol, quando bem administrado, pode trazer títulos importantes.

A Universidade do Futebol

Em fevereiro de 2000, o Pachuca começou a construir o que seria a primeira universidade de futebol da América Latina. A instituição tem o intuito de desenvolver e promover a cultura de profissionalização do esporte e prepara academicamente futuros profissionais de futebol em todo o país.

A instituição conta com uma infra-estrutura impressionante: são três campos de futebol com medidas oficiais, salão audiovisual, biblioteca dedicada integralmente ao esporte, clínica desportiva, ginásio e restaurante, entre outras facilidades.

Cursos de licenciatura como Educação Física, Administração de Empresas e Psicologia, todos eles voltados a utilização no esporte, são ministrados na universidade, que ainda conta com um curso de mestrado em Ciências do Esporte de alto rendimento.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo