Mutu: O sucessor de Hagi

Uma crise financeira assola o mundo do futebol, não poupando nem sequer os poderosos times europeus, que se vêem obrigados a ´puxar o freio de mão´ e esquecer os velhos tempos, quando contratações milionárias eram constantes. Essa crise não atinge somente os clubes pequenos, mas também as grandes equipes tradicionais européias, as quais, em sua maioria, estão atoladas em dívidas e passam por um processo de redefinição de metas em suas finanças.

Eis que surge da fria Rússia um bilionário da área petrolífera que resolve apostar suas cartas no campo do futebol. Trata-se de Roman Abramovich, que recentemente comprou a equipe inglesa do Chelsea e vem impondo, desde então, uma verdadeira revolução no cenário futebolístico mundial. Ele vem gastando milhões e milhões de libras em contratações de jogadores, contrapondo-se totalmente com o cenário atual do mundo do futebol.

E, no último dia 12 de agosto, ele anunciou o mais novo reforço para o grande esquadrão que está montando. O nome dele é Adrian Mutu, um atacante romeno de 24 anos, que na última temporada formou a dupla sensação do campeonato italiano, jogando ao lado do ex-flamenguista Adriano. Ambos conseguiram ajudar o Parma a conquistar uma vaga na Copa UEFA, sendo que o próprio Mutu marcou 18 gols no campeonato italiano.

O bilionário russo pagou aos italianos do Parma US$ 25,1 milhões (cerca de R$ 78 milhões) para contar com os gols do romeno para esta temporada. Essa quantia animaria qualquer dirigente da América do Sul, onde estão a ver míseras propostas como foram as que levaram craques como Kaká para o Milan e Andrés D´Alessandro para o Wolfsburg. No entanto, Mutu trata-se uma exceção no mercado mundial, pois, para a tristeza dos dirigentes, a tendência é que os valores não superem muito os conseguidos por São Paulo e River Plate.

As devidas apresentações

Digamos que o currículo do centroavante merece atenção, e não se trata de mais um ´enganation´ que costuma triunfar por algumas temporadas nos gramados europeus. Para que seja possível um posicionamento mais preciso sobre ele, basta dizer que Mutu é tido como o jogador mais talentoso da Romênia após o craque Gheorge Hagi e que está chegando ao Chelsea com a tarefa de fazer a torcida esquecer o matador italiano Gianfranco Zola.

Bem, isso não basta para lhe convencer de que ele é um ótimo centroavante? Então vamos perguntar aos italianos o que eles acham do jovem romeno. Na Inter irão lhe dizer que o contrataram para substituir Ronaldo, porém não puderam lhe dar muitas chances devido a sua inexperiência. Então, resolveram cedê-lo ao Verona, onde lhe falarão que ele conseguiu conquistar espaço na Itália atuando por lá, para depois seguir rumo ao Parma, onde conseguiu ser ídolo e estourar no cenário internacional.

Agora que já estás convencido do poder de fogo de Mutu, vale recordar os primórdios de sua carreira, lá na desconhecida Romênia. Ele começou jogando no Arges, um clube sem nenhuma visibilidade internacional, e conseguiu chamar a atenção da Internazionale graças a seu desempenho no time e na seleção sub-20 do seu país. Mutu acabou confirmando sua condição de artilheiro ao transferir-se para o Dinamo Bucareste, clube romeno mais importante, onde conseguiu a incrível marca de 18 gols em 18 jogos.

Denúncia de agressão

Como todo atacante artilheiro, Mutu não poderia fugir à regra de ter alguma espécie de problema extracampo. Apesar de não ter muitos problemas quanto a seu comportamento profissional, ele sofreu uma denúncia de violência em julho deste ano. A polícia romena está investigando a denúncia de sua esposa Alexandra, a qual afirma que foi agredida por ele.

Atualmente, os dois não estão vivendo juntos, pois decidiram se divorciar há dois meses, pondo fim ao casamento de aproximadamente três anos. A investigação está em trânsito, e Mutu já afirmou aos investigadores que ambos tiveram uma áspera discussão, porém negou a denúncia de ter golpeado a esposa.

Depois desse fato, é possível dizer que a afirmação de que nem tudo é perfeito se encaixa muito bem no perfil de diversos jogadores, os quais possuem desempenhos impressionantes dentro de campo. Mas, quando saem dele, não conseguem viver sem alguma espécie de escândalo. Infelizmente, essa realidade ainda é pertinente aos mais diversos craques do mundo

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo