Mexès: O mais cobiçado do momento

A temporada européia está chegando ao fim. Com isso, começam a surgir cada vez mais rumores sobre transferências dos astros do futebol. Sempre pipocam boatos sobre a próxima contratação do Real Madrid, os alvos da vez do magnata Roman Abramovich ou a provável aposta de Sir Alex Ferguson. Essa onda de especulações, normalmente, envolve os nomes dos melhores meias e atacantes do mundo. Porém, o jogador mais disputado para a próxima temporada não se chama Ronaldo, Henry ou Zidane. Ou melhor, sequer tem vocação de goleador.

Atualmente, pelo menos 12 dos maiores times do mundo manifestaram interesse na contratação de um jovem promissor francês. Mas quem seria capaz de causar tanto alvoroço? Trata-se de um zagueiro de 22 anos chamado Philippe Mexes. Seria possível organizar um campeonato de altíssimo nível apenas com os clubes que disputam o passe do defensor do Auxerre. Mas, afinal, o que faz os clubes mais poderosos do mundo brigarem por um jovem líbero que contabiliza em seu currículo apenas seis partidas pela seleção nacional?

A resposta passa pelo atual momento financeiro dos clubes. À exceção do Chelsea, do magnata Abramovich, e do Real Madrid, do megalomaníaco Florentino Perez, nenhuma equipe tem condições de investir muito dinheiro na contratação de grandes astros para reforçar seu elenco. Com isso, os dirigentes europeus passaram a adotar, em seu continente, a tática que já usavam para buscar bons jogadores nos países mais pobres. Eles passaram a observar com maior atenção as jovens promessas e investir na contratação desses garotos.

Uma promessa com muito a melhorar

O camisa 5 do Auxerre se encaixa perfeitamente dentro da nova realidade do futebol do Velho Continente. Mexes é a maior promessa de uma nova geração de bons jogadores franceses que chamou a atenção ao vencer o Europeu sub-18 em 2000 e o sub-21 em 2002.

Philippe se destacou ao mostrar bom posicionamento e uma técnica acima da média dos zagueiros. A partir de então, começou a despertar interesse em clubes de maior poder econômico. Os jornalistas não pararam mais de tecer elogios às boas atuações do garoto vindo da cidade de Toulouse. Começaram as comparações, como sempre acontece. Os mais comedidos o apontaram como novo Laurrent Blanc, porém alguns foram mais longe e o consideraram como sucessor de Beckenbauer e Franco Baresi.

A bem da verdade, Mexes é um excelente zagueiro, inteligente, jovem e promissor, mas ainda precisa jogar muita bola para ser posto no mesmo nível de dois dos maiores líberos de todos os tempos. Profissional desde 2000, sempre jogando pelo Auxerre, Philippe ainda apresenta algumas falhas graves devido à inexperiência e comete faltas duras e desnecessárias com certa freqüência. Mas nada que não possa ser melhorado com a maturidade, como afirma seu treinador, Guy Roux: ´´Mexes tem mais qualidades defensivas que Blanc, mas tem muito o que aprender ainda´´.

A comparação com o líbero da seleção francesa campeã mundial, aliás, parece mesmo inevitável. Tudo porque o jovem jogador surgiu para o futebol no mesmo clube que revelou Laurrent Blanc. Mas isso parece nem o incomodar, afinal ele considera o ex-jogador da Inter e do Barcelona como um herói.

Europeu juvenil o fez desejado

O título de campeão europeu até 18 anos em 2000 fez muito bem a Mexes. Não apenas pela experiência que adquiriu numa competição de alto nível, mas também porque foi eleito o melhor zagueiro do torneio. Com isso, ganhou confiança, subiu aos profissionais do Auxerre ainda com 17 anos e ainda recebeu um convite de Sir Alex Ferguson para ir atuar no Manchester United. Temendo a falta de chances de atuar, Philippe recusou o convite. Acertou na decisão, uma vez que acabou por ser escolhido pela France Football como revelação do futebol francês daquele ano. No ano seguinte, firmou-se como titular e em 2002 foi convocado pela primeira vez para a seleção principal. Pouco depois, voltou a ser premiado pela France Football, dessa vez como jogador mais regular da liga na temporada 2001/2.

Depois de quatro temporadas defendendo o time que o revelou, Philippe e seu empresário Olivier Jonneaux concluíram que era mais interessante que o líbero jogasse em um time europeu de ponta, para assim disputar a Liga dos Campeões com chances de sair vencedor. Desde então, as especulações em torno do francês não param de crescer. A cada dia, algum jornal divulga um possível interessado em ter Mexes em seu elenco. Isso já trouxe o primeiro grande problema da carreira do zagueiro. Recentemente, o L´Equipe divulgou que Mexes sairia do Auxerre para jogar pelo Olympique de Marselha. Apesar de negar veementemente a informação, Philippe perdeu a confiança de parte da torcida, que o acusa de mercenário.

Lista de interessados seria um excelente torneio

Se a contratação do ´novo Blanc´ fosse disputada dentro de campo, poderia ser um dos melhores torneios do mundo. Na Inglaterra, vários clubes demonstraram interesse em contratá-lo. O sempre presente Chelsea, o Manchester United de Ferguson, o Arsenal, time mais francês da terra da rainha, o Newcastle e o Liverpool. A notícia que corre pelo Reino Unido dá conta de que Mexes iria parar na cidade dos Beatles por US$ 24 milhões.

Na Itália, os três times mais dispostos a entrarem na briga se dizem próximos do acordo com o empresário do jogador. Tanto a Roma quanto a Juventus e a Internazionale vão brigar pelo direito de inscrever o francês na disputa do próximo scudetto. Nesse caso, os apostadores estão mais inclinados para o lado da capital italiana, já que Mexes se declara fã do trabalho de Fabio Capello.

Mas nunca se pode descartar a força e o poder econômico dos times espanhóis. O Valencia nunca foi de entrar em disputas por jogadores muito caros, mas já manifestou vontade em reforçar sua zaga com o promissor líbero. Enquanto isso, o Barcelona acena com a possibilidade de contratar Mexes porque se encaixa no perfil que o clube pretende, de montar um time para vários anos seguidos. Além deles, o Real Madrid e sua constelação de astros de meio e ataque mostrou-se muito vulnerável na defesa. Por isso, o presidente Florentino Perez estaria disposto a desembolsar uma grande quantia para tentar tapar o ´buraco negro´ que existe na ´galáxia´ madrilena.

Com tantos candidatos, fica tão difícil apontar um favorito para a contratação entre esses clubes. Mas uma coisa é certa: tanto em um torneio quanto na briga para ficar com o jogador, o Auxerre seria uma grande zebra.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo