Messina: Contrariando as expectativas

Antes do início da temporada 2004/5 do campeonato italiano, o conjunto das equipes mais cogitadas para faturar o scudetto era este: Juventus, Milan e Internazionale. Disputadas seis rodadas, uma grande surpresa aparece na quinta colocação. Seu nome é Messina, já está com 11 pontos na classificação e quer provar que merece entrar na lista citada acima. No meio de outubro, ficou próxima de pular para a liderança, mas perdeu para a Juventus, em Turim. No entanto, permanecerá sendo observada com uma atenção especial. O mais interessante é que o Messina está voltando neste ano à primeira divisão do país, depois de ter sido rebaixado em 1965.

É provável que o leitor esteja pensando se há alguma pessoa que tenha imaginado esse sucesso. Isso é praticamente impossível. Após o Messina realizar a incrível façanha de derrotar o atual campeão italiano, o Milan, em pleno Giuseppe Meazza, o presidente do clube Pietro Franza disse a seguinte frase: ´´Eu esperava perder de 3 a 0. Nós viemos até aqui como se fôssemos turistas e ganhamos´´.

Oito rodadas de desespero

A campanha do Messina na temporada passada da Série B deixou-o em quarto lugar. Foram 21 vitórias, 16 empates e nove derrotas. No começo do campeonato, a torcida não estava muito confiante no acesso, já que foram necessárias oito rodadas para que o time saísse de campo como vencedor pela primeira vez. Coincidência ou não, foi a estréia de Bortolo Mutti no comando técnico. Azar do Avellino, que foi o adversário naquela ocasião. Arturo di Napoli foi o artilheiro do time na competição, com 18 gols marcados.

Como prêmio por esse feito, os jogadores ganharam um estádio novo. O San Filippo foi inaugurado em 17 de agosto deste ano, num amistoso que reuniu no gramado o Messina e a Juventus. Apesar da derrota pela contagem mínima, gol do brasileiro Émerson, os donos da casa mantiveram-se orgulhosos pela conclusão da moderna construção.

Dicionário necessário

Seguindo a tradição dos clubes europeus, o Messina também tem em seu elenco uma quantidade enorme de atletas estrangeiros. Há representantes do Japão, do Irã, da Costa do Marfim, da Sérvia-Montenegro, da Grécia, de Portugal e do Brasil (pasmem!). Nosso compatriota é o lateral direito Rafael Pereira da Silva, que já passou por Guarani, São Paulo, Vasco e Flamengo. Porém, o integrante mais conhecido é um italiano. Refiro-me a Nicola Amoruso, atacante de 30 anos de idade e que atuou durante cinco temporadas na Juventus. Atualmente, ele vem amargando a posição de reserva, mas tem uma vasta experiência para transmitir a seus companheiros.

Se Bortolo Mutti não pode ter estrelas à disposição, vale ressaltar que alguns jogadores têm títulos de campeonatos nacionais em seus currículos, além do próprio Amoruso. Eis os exemplos de pé-quentes e os times pelos quais ergueram os troféus: o goleiro Dimitrios Eleftheropoulos (Olympiacos) e os atacantes Atsushi Yanagisawa (Kashima Antlers) e Ivica Iliev (Partizan Belgrado).

Faltou ainda citar uma peça-chave, que é o lateral esquerdo Alessandro Parisi. Ele também está fazendo sua estréia na primeira divisão italiana – depois de passar por equipes modestas – e é considerado um grande ídolo. Devido aos 14 tentos anotados na temporada passada, recebeu o apelido de ´Roberto Carlos do Estreito´ (de Messina).

O clássico da Sicília

Por enquanto, o Messina vem obtendo ótimos resultados. Se ele será um cavalo paraguaio, não sabemos. A única certeza é de que poderemos acompanhar mais um clássico na ´bota´. Localizados na região da Sicília, ao sul da Itália, Messina e Palermo terão a chance de se reencontrar. Momentos muito emocionantes devem estar sendo guardados por essa rivalidade. Motivos não faltam para essa afirmação.

Em 2001, ambos subiram da terceira para a segunda divisão. Lá, se enfrentaram em seis oportunidades, totalizando duas vitórias para cada lado e dois empates. Não bastasse tanta igualdade recentemente, resolveram seguir caminhando juntos e conquistaram a promoção para a Série A no último semestre.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo