Marítimo: Surpresa da Madeira
No fim da temporada portuguesa, salvo alguma grande surpresa, certamente veremos Porto, Benfica e Sporting lutando para ficar com o título da Superliga. Porém, no início do campeonato, o Club Sport Marítimo, da Ilha da Madeira, vem brigando, juntamente com os grandes, pelas primeiras posições na tabela de classificação.
Em seu atual elenco, o Marítimo conta com alguns jogadores brasileiros. O meia Léo Lima, de 22 anos, ex-Vasco da Gama, transferiu-se para a equipe portuguesa no início da temporada e tenta conseguir seu espaço em solo europeu, após passagem pela Bulgária. Outro atleta brasileiro que faz sucesso na equipe do Marítimo é o atacante Pena, de 30 anos, ex-Palmeiras e Porto.
A fundação
Fundado no dia 20 de setembro de 1910, por marinheiros que residiam na Ilha da Madeira, o Club Sport Marítimo é a evolução do Club Português de Sport Marítimo, equipe organizada para participar de jogos com os ingleses da Western Telegraph Company e com times de marinheiros dos navios portugueses e estrangeiros que aportavam na ilha.
A fundação do Marítimo confunde-se com o próprio início da prática do futebol em terras lusitanas. A primeira bola de futebol chegou à Ilha da Madeira por volta de 1875, levada pelo ´´maior amigo estrangeiro de sempre´´ do Marítimo, mr. Harry Hinton, gentleman inglês com cerca de 18 anos na época, uma das mais importantes figuras do período da fundação do clube.
Hinton, grande industrial açucareiro, jogava bola com os ingleses e ensinava o esporte aos madeirenses. A partir dessa referência, o tenente-coronel Antônio Ribeiro dos Reis, diretor do jornal português A Bola, publicou, em 6 de janeiro de 1955, um artigo no qual afirmava que ´´foi a Madeira a primeira terra portuguesa onde se jogou futebol´´, visto que não existem, em Portugal, registros históricos que revelam a presença de bolas ou de jogos em períodos anteriores a 1888.
O Marítimo é considerado o clube mais rico do futebol madeirense, em relação à história. Foi campeão de Portugal em 1926 e finalista da Taça de Portugal em duas ocasiões (1994/5 e 2000/1). Foi também a primeira agremiação de fora do espaço continental português a conseguir jogar na primeira divisão. Com quatro presenças na Copa UEFA, o Marítimo vive próximo aos grandes do futebol português.
O título nacional ganho pelo Marítimo em 1926, o maior feito da história do clube, não é contado como título do campeonato português. À época, não havia um campeonato nacional nos moldes atuais – disputava-se apenas um torneio no formato de mata-mata, mais parecido com a atual Copa de Portugal. Além desse título, o Marítimo ganhou diversas vezes o campeonato regional da Madeira, sendo o maior campeão da competição.
Heitor, um desbravador brasileiro na Ilha da Madeira
Poucos leitores devem se lembrar do ex-lateral direito Heitor Camarin Júnior, atualmente com 40 anos. A carreira do atleta foi curta – parou de jogar aos 31 anos -, mas com boa passagem pelo Marítimo, sendo um dos jogadores brasileiros pioneiros a atuar em Portugal (foram nove temporadas em terras lusitanas, em três diferentes clubes).
Heitor começou a ganhar projeção no futebol ao atuar pela seleção brasileira de juniores, no título mundial da categoria ganho no México, em 1983. Na decisão, a equipe brasileira venceu a Argentina por 1 a 0, gol do meia Geovani, ex-Vasco, de pênalti. Heitor era titular daquela seleção que revelaria parte do grupo tetracampeão mundial, em 1994, nos Estados Unidos. Nos juniores, Heitor teve oportunidade de atuar ao lado de Dunga, Bebeto e Jorginho.
E não foi só na Seleção que Heitor atuou ao lado de craques consagrados do futebol nacional e mundial. Em sua passagem pelo Vasco, entre 1985 e 1986, por exemplo, jogou com Roberto Dinamite e Romário.
Antes de chegar ao Marítimo, passou por Guarani (onde começou), Ponte Preta, Flamengo, Vasco, Náutico, Vitória Guimarães e Nacional. No início dos anos 90, o atleta conseguiu a cidadania portuguesa, para abrir vaga na equipe do Marítimo a outro jogador estrangeiro.
Heitor ficou em terras portuguesas até 1995. Seu último confronto pelo time madeirense foi na final da Taça de Portugal, em que o Marítimo foi derrotado pelo Sporting por 2 a 0 e ficou com o vice-campeonato do torneio.
Em seu retorno ao Brasil, recebeu algumas propostas, como de Coritiba e Internacional, mas decidiu parar. Em 1º de fevereiro, Heitor começará a exercer sua nova função, a de vereador na cidade de Laranjal Paulista, no interior de São Paulo, tendo sido o vereador mais votado do município, com 1.301 votos.