Marcus Berg: o novo homem-gol da Suécia

O Europeu Sub-21 foi disputado em junho, na Suécia, e viu muitos dos novos talentos do Velho Continente em campo. Apesar dos donos da casa terem parado nas semifinais, para a Inglaterra, o time mostrou bons jogadores para o mundo.

Um deles é Marcus Berg. O atacante, que foi recentemente contratado pelo Hamburg, foi eleito o melhor jogador da competição, além de ter sido o artilheiro do certame. O jogador é a nova esperança sueca para arrebentar no futuro.

“Svarte-Marcus”

Nascido em Torby, Berg começou nas categorias de base do time da cidade local antes de defender outros dois clubes como jogador juvenil, o Velen e o IFK Gotemburgo, onde foi profissionalizado em 2005.

Artilheiro nas categorias de base tanto dos clubes como na seleção da Suécia, o atacante ganhou o apelido de “Svarte-Marcus” (Negro Marcus), em relação a outro jogador nacional, Filip Johansson, que atuou nos anos 20 e 30, com quem é comparado.

Em sua estreia pelo IFK, ele e seu irmão, Jonatan, atuaram juntos. Pelo clube, Berg marcou 21 gols e ajudou o time a ser campeão sueco em 2007, sendo inclusive aplaudido de pé em um jogo contra o Kalmar.

Naquele mesmo ano, o atacante trocou a Suécia pela Holanda, vestindo a camisa do Groningen. Contratado por 250 mil euros, Marcus chegou para a vaga de Luís Suárez, que estava sendo negociado com o Ajax.

O jogador, bom chutador com ambos os pés e especialista no jogo aéreo, teve sucesso pela equipe holandesa, marcando 18 gols em sua temporada de estreia, levando o time ao sétimo lugar da competição. Na temporada seguinte, ajudou o time no bom começo do clube, que chegou a liderar a Eredivisie. Sua maior contribuição para o time foi marcar quatro gols em um jogo contra o Roda JC.

Rei do sub-21 europeu

Entre 2006 e 2009, Berg vestiu a camisa da seleção sub-21 da Suécia, com 16 partidas e nove gols marcados. A sua passagem mais marcante foi durante o último Europeu da categoria, realizado em casa.

Diante da torcida, Markus se consagrou, sendo o artilheiro da competição (o mais velho da história), com sete gols, e além disso, conquistando o prêmio de Melhor Jogador do torneio. A passagem lhe garantiu a sua contratação por parte do Hamburgo.

Logo na chegada, o jogador impressionou no HSV, ao marcar seu primeiro gol pelo time, em um jogo contra o Borussia Dortmund, apenas 182 segundos depois de ter saído do banco de reservas, recorde na história do clube.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo