Mando de campo

O brasileiro tem mania de achar que ser grande é necessariamente bom. Enche a boca para dizer que tem algo maior do mundo, como se isso fizesse alguma diferença. Um país que vive na conta do chá em muitos momentos precisa ter noção de suas possibilidades, e fazer o melhor possível dentro do viável.

O futebol é um bom exemplo disso. Existe uma ideia (não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina) que estádio bom é estádio grande. Não! Estádio bom é estádio confortável e seguro, que tenha tamanho e custo de operação compatíveis com os times que o utilizam.

Por isso, são esdrúxulos os itens de regulamentos que proíbem o uso de estádios pequenos. Sempre aparecem menções à capacidade, mas raramente falam no conforto ou condições de segurança para torcedores, imprensa e times.

Tudo isso para mostrar quão sem sentido é a Federação Mineira fazer o jogo Democrata (GV) x Ituiutaba no Mineirão, só porque o estádio Mammudão não tem capacidade para 10 mil pessoas (como se o Pantera fosse um time de enorme massa). Abrir o terceiro maior estádio do país para esse jogo é contribuir para a falência de clubes pequenos, que certamente terão prejuízo com uma partida que – com otimismo – terá 2 mil pessoas.

O pior é que, se é para errar, que erre com esperteza. Democrata (GV) x Ituiutaba foi marcado para quinta. No dia anterior, haverá Atlético Mineiro x Uberaba no mesmíssimo Mineirão. Por que não fazer o jogo entre Pantera e Boa como preliminar? Pelo menos, economizar-se-ia (ahá, usei mesóclise!) no aluguel.

Obs.: só para não passar batido, mas também tem a ver com mando de campo. O Santos tem reclamado muito de suposto interesse da Federação Paulista em prejudicá-lo no estadual. No entanto, a entidade deu sinal verde para o Oeste inverter o mando de campo contra o Peixe, coisa que a Ponte Preta pode fazer na última rodada. Jogar duas partidas a mais em casa do que os outros é uma enorme vantagem. Disso os dirigentes santistas não estão reclamando.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo