Manda pro meu time!

Ronaldinho gaúcho é o vilão do momento. Todos parecem concordar que é “desinteressado”, e que a culpa por seu mau futebol é de algum fator extra-campo. Beleza: manda ele pro meu time que eu quero. Em qualquer time do mundo.

Não consigo acreditar que um cara que foi o melhor do mundo, e foi mesmo, simplesmente não quer mais jogar bola. O ápice do apedrejamento tem sido dizer que ele nunca jogu nada pela Seleção, e os mais exaltados contestam até mesmo o que ele fez no Barcelona.

O cara ganhou a Liga dos Campeões com um time que tinha Belletti, Edmilson, Rafa Márquez, Oleguer e Giuly. Queria ver o Cristiano Ronaldo jogando com esses caras do lado. E ganhou o jogo crucial da Copa de 2002, contra a Inglaterra, sozinho. Não querer ver isso é stalinizar o papo, querer apagar da história o que já aconteceu.

Por outro lado, ninguém qur ver o óbvio: Ronaldinho não joga bem em qualquer contexto, nem com qualquer formação. Depende de um time com um mínimo de organização tática, e depende muito também de ter liberdade. O que sempre teve no Barcelona, nunca teve no Milan e nem vem tendo na Seleção.

É evidente que o Ronadinho dos últimos dias de Barça era um jogador sem “sangue nos olhos”. O milan não conseguiu trazer isso de volta por vários motivos: 1- o time é ruim; 2- não luta por títulos; 3- Ancelotti não vai, e nem eu digo que deveria, mexer no esquema para fazer o cara jogar, correndo o risco de ele não jogar.

Ancelotti não deve, mas Dunga deve. Montar o time de forma a liberar Ronaldinho para jogar solto, caindo pelos dois lados. Dar ao Gaúcho a liberdade que ele dá ao Robinho, que não serve pra engraxar a chuteira de Ronaldinho. E montar um esquema que possibilite isso.

Kaká é o melhor jogador do Brasil, e é para ele que o time tem que jogar. Mas o milanista tem se contundido muito, e é preciso ter um esquema alternativo. E, se é preciso apostar em alguma alternativa, qual é melhor que um jogador que já foi o melhor do mundo, e tem idade e saúde para repetir tudo o que já fez? O Robinho certamente não é. Vai ver é o Julio Baptista…

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo