Juanfran: A nova aposta merengue
O Real Madrid é um dos melhores times de futebol do mundo, sendo uma das principais referências quando o assunto é organização esportiva. O time espanhol tem uma estrutura de dar inveja a qualquer clube do planeta. Aliando-se a isso, existe ainda a nova política de formação de jogadores, ´Zidanes e Pavones´. Ela busca mesclar craques do futebol mundial, os ´Zidanes´, com jogadores recém-formados das categorias de base do clube, os ´Pavones´.
Muitos amantes do futebol consideram a equipe merengue um exemplo para todos os outros times. E, como bom observador, o bilionário russo Roman Abramovich, dono do Chelsea, segue com sua obsessão de contratar jogadores importantes do Real Madrid. Ele já obteve sucesso nas negociações de Geremi e Makelele, porém teve suas propostas rejeitadas por outros, como Raúl, Roberto Carlos e Michel Salgado.
Recentemente, o bilionário voltou a atacar um dos jogadores do Real Madrid. Engana-se quem pensa que o alvo foi Ronaldo, Beckham ou Casillas, pois Abramovich parece ter direcionado seu esforços para os ´Pavones´ madrilenos. Mais precisamente, a promessa Juanfran. Isso mesmo, o russo fez uma oferta de US$ 4 milhões para contar com a pérola merengue na equipe do Chelsea. Entretanto, a oferta foi logo refutada pelo próprio jogador e pelo clube.
Com 19 anos recentemente completados, Juanfran vive um momento de rápida ascensão dentro do clube espanhol. Mesmo tendo começado o Mundial sub-20 na reserva da seleção espanhola, o jogador entrou no segundo tempo do primeiro jogo da competição, contra a Argentina, para não sair mais da equipe. Durante o decorrer da competição, a promessa ganhou status de intocável, atraindo, assim, a atenção dos olheiros que o russo enviou para lá. Depois da entrega dos relatórios sobre o jogador, Abramovich não teve dúvidas e foi em busca do mais próspero ´Pavón´ merengue.
Comparações à parte
A mais nova revelação merengue tem sido alvo de constantes comparações com o jogador que ele afirma ser o melhor do mundo, o craque Figo. Não é para menos, pois ele atua na mesma faixa de campo de seu companheiro, além de possuir características que lembram em muito o futebol do português. Além de atuar nessa mesma faixa direita, ele ainda pode se aventurar na ala esquerda do campo, além da possibilidade de jogar como lateral-direito também, vista sua atuação nessa posição no Mundial sub-20.
Ele não poderia ser comparado a Figo se não possuísse recursos suficientes para isso. E ele possui. Além de toda essa versatilidade, ele tem uma habilidade que, aliada com sua velocidade, o faz ser uma das principais promessas do Real Madrid. Juanfran é um meia que ainda implementa seu estilo de jogo com belos passes, enfiadas que quase sempre resultam em gols da equipe. Talvez, junto com as arrancadas pelos flancos, os passes em diagonais sejam suas principais virtudes.
Além disso, a promessa merengue conta com uma vitalidade de dar inveja a qualquer volante argentino. Isso se deve a sua personalidade forte, que não lhe permite aceitar derrotas. A partir disso, ele busca a vitória a todo custo, mesmo tendo que sacrificar o que seja para consegui-la. Em suma, como os próprios diários esportivos dizem, trata-se de um jogador de entrega total.
Por essa e por outras, Juanfran precisa corrigir um de seus principais defeitos, que é o corpo franzino. Ele ainda perde muitas divididas devido a isso, e seria de fundamental importância um trabalho muscular, principalmente na parte superior, para que ele pudesse agüentar o vigor físico imprimido nas atuais circunstâncias do esporte.
Ano novo, vida nova
Esse tradicional desejo das festas de fim de ano encaixa-se perfeitamente dentro do quadro de perspectivas do jogador para este ano que está começando. Depois de 2003 em que o jogador participou da maioria dos jogos do time B do Real Madrid, tendo apenas algumas poucas chances na equipe principal, Juanfran finalmente alcançou seu principal objetivo profissional, a definitiva ascensão para a equipe de Raúl, Ronaldo, Roberto Carlos e Zidane.
Muita coisa mudou depois da conquista do vice-campeonato no Mundial sub-20. Juanfran teve a chance de disputar seu primeiro jogo com a seleção de Valência, na qual ela ganhou de Camarões com uma bela atuação do jovem. Logo depois, veio a oferta do Chelsea e o assédio de outras equipes espanholas, mas o Real Madrid mostrou o quanto ele está valorizado e recusou todas as propostas. E, para completar, em sua primeira partida como titular, ele deu o passe do gol do Real.
Mais importante do que garantir sua vaga na equipe profissional foi ser logo efetivado como principal reserva de Figo, em detrimento do outro ´Pavón´, Núñez, que já vinha ocupando esse posto na equipe, mas foi relegado a terceira opção e será possivelmente emprestado a outra equipe espanhola. Além disso, o diretor do Real Madrid, Jorge Valdano, já trabalha com a possibilidade de ele ser o substituto do português quando este deixar o clube, visto as cada vez mais constantes especulações sobre sua saída.