Jorge Wilstermann: time de segunda

O Jorge Wilstermann chega à Libertadores de 2011 como uma espécie de Goiás boliviano. Sim, porque o time conseguiu vencer o Apertura, o primeiro turno do Campeonato Boliviano, disputado no primeiro semestre de 2010. Ficou um ponto à frente do Oriente Petrolero e, com isso, garantiu a vaga na fase de grupos da Libertadores.

Se tudo parecia ir bem na primeira metade do ano, a segunda não foi tão boa. No Clausura, o time fez uma campanha terrível. Nos 22 jogos, apenas cinco vitórias, sete empates e dez derrotas, o que deixou o time na lanterna da competição. O sistema boliviano de rebaixamento se assemelha ao argentino e, pelo índice, o time foi o último colocado e, portanto, rebaixado.

Não há muitos destaques na equipe. O maior deles é o meio-campista Juan Daniel Salaberry, uruguaio de 30 anos e que marcou oito gols no ano – foi o artilheiro do time. O elenco possui um brasileiro também: o zagueiro Niltão, de 23 anos, revelado pelo Flamengo. Ele foi, inclusive, o autor do gol da vitória na partida que deu o título do torneio Apertura.

O time é fraco e é o maior candidato e ser o lanterna do grupo. Passa por má fase e tem que se preocupar em voltar à primeira divisão acima de tudo. A Libertadores pode ser o único momento da temporada com algum destaque. Uma eventual classificação renderia muito financeiramente ao time, e considerando que o grupo é fraco, isso é até possível, embora seja muito pouco provável.

Elenco:

Hamlet Barrientos, G (BOL)
Raul Salinas, G (BOL)
Dennis Cartagena, G (BOL)

Niltão, D, (BRA)
Marco Mercado, D, (BOL)
Nicoll Taboada, D (BOL)
Luis Eduardo Zapata, D (COL)

Oliver Fernandes, M (BOL)
Javier Guzman, M, (BOL)
Victor Melgar (BOL)
Erick Rojas (BOL)
Juan Salaberry, M (ARG)
Amilcar Sanchez, M (BOL)
Gianakis Suárez, M (BOL)
Renan Vargas, M (BOL)

Jorge Becerra, A (BOL)
Milton Coimbra, A (BOL)
Agustin Picciolo, A (ARG)

Momento histórico com um brasileiro:

Em 2004, o Jorge Wilstermann enfrentou o Santos na primeira fase. E foi atropelado pelo time de Diego, Robinho e Elano

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo