Ibrahimovic: Mantendo e quebrando tabus

A Suécia não perdia para a Inglaterra desde 1968. O jogo era apenas um amistoso e seria realizado em Gotemburgo, no mês de março. Voltando da recuperação de uma operação na virilha, Zlatan Ibrahimovic foi escalado entre os titulares e, mais uma vez, comprovou sua fama de artilheiro. Ele recebeu um cruzamento vindo da esquerda, arrematou de primeira e fez o único gol da partida. Além de ajudar a manter a invencibilidade de mais de três décadas frente aos britânicos, o atacante também foi o responsável pela quebra de um tabu. Desde agosto de 2001, a Suécia não vencia um amistoso.

Gigante com gênio forte

Bolas vindas pelo alto são para ele mesmo. Com 1,92 m de altura, Ibrahimovic é um perigo para os adversários quando sai do chão. Aliás, já que utiliza a cabeça para dar tantas alegrias à torcida, poderia esfriá-la de vez em quando para não se envolver em confusões. Logo que chegou ao Ajax, recebeu o apelido de ´bad boy´ devido a seu temperamento forte. Em uma partida contra o Groningen, ele deu um soco no pescoço do zagueiro Melchior Schoenmakers. Isso lhe custou uma suspensão de cinco jogos.

Ibrahimovic mostra nos gramados que, apesar de sua estatura, também tem uma técnica refinada com os pés para dominar a bola e mantê-la em sua posse. Aproveitando-se de seu tamanho, não tem medo de partir para cima dos zagueiros para chegar à meta.

Gols históricos pelo Ajax

Parece que as cores branca e vermelha de seu primeiro par de chuteiras, ganho quando ainda era criança, previam algo a respeito de sua carreira profissional. Ibrahimovic foi contratado pelo Ajax, sua atual equipe e responsável por sua projeção no cenário internacional, junto ao Malmö, em 2001. Com essa transferência, tornou-se o jogador sueco mais caro da história. No mesmo ano, estreou pela seleção de seu país, contra as Ilhas Faroe. Já seu primeiro gol com a camisa nórdica saiu na partida contra o Azerbaijão, válida pelas eliminatórias da Copa da Coréia-Japão.

Em 2002, escreveu seu nome na história do clube ao realizar duas façanhas. No primeiro semestre, marcou o ´gol de ouro´ na final da copa da Holanda, na qual o Ajax derrotou o Utrecht por 3 a 2 e ficou com o título. Na 16ª rodada do campeonato holandês, em dezembro, no jogo contra o rival PSV, Ibrahimovic marcou o gol número 4 mil do time na divisão principal da competição, desde que ela passou a se chamar Eredivisie, em 1956.

Agora é pra valer

Na Copa do Mundo de 2002, a Suécia chegou até as oitavas-de-final. Apenas nos últimos minutos das partidas contra Argentina e Senegal é que Ibrahimovic esteve em campo. Aos 20 anos de idade, ele não teve muito tempo para mostrar seu talento, mas, sem dúvida alguma, foi uma maneira de se acostumar a conviver com a pressão existente num evento desse porte. Agora, em 2004, com uma bagagem maior nas costas, ele terá uma nova oportunidade para se destacar numa importante competição entre seleções. A Euro-2004 será disputada em Portugal, e a Suécia estará presente, no grupo C, ao lado de Bulgária, Dinamarca e Itália.

É muito provável que, após o evento, Ibrahimovic respire novos ares. Prestes a conquistar o campeonato holandês 2003/4 – o segundo que irá comemorar -, ele já está em Amsterdã há um tempo considerável e tem vontade de defender uma outra equipe de ponta. Especula-se que alguns clubes importantes da Europa estariam interessados em tê-lo no elenco. A possibilidade de sua venda é grande, podendo aumentar ainda mais caso desempenhe um bom papel na Eurocopa.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo