Gilardino: O novo matador do Parma

Um pouco antes da metade do campeonato italiano, o centroavante brasileiro Adriano, então artilheiro do Parma na competição, com 8 gols, acertou seu retorno à Inter de Milão, pelas dificuldades financeiras que o clube da Parmalat atravessava. Sem opções, o técnico do Parma, Cesare Prandelli, foi obrigado a recorrer ao jovem italiano Alberto Gilardino, atualmente com 22 anos.

O atacante, de 1,84 m e 78 quilos, assumiu a responsabilidade e cumpriu muito bem a difícil tarefa de substituir Adriano no comando de ataque da equipe. Nem todos os problemas financeiros do Parma foram capazes de impedir a boa temporada de ´Gila´.

Ao assumir a condição de titular, o atacante disse que sonhava chegar aos dez gols no torneio. Fez mais que o dobro de sua meta. Foi vice-artilheiro da Série A, com 23 gols, somente superado pelo atacante ucraniano Shevchenko, do campeão Milan, que marcou 24. Gilardino superou até o meia Francesco Totti, astro da Roma, que anotou 20 tentos.

Com seus gols, ´Gila´ também contribuiu para qualificar a equipe do Parma à próxima edição da Copa UEFA.

Bom com Adriano, melhor com Gilardino

O bom atacante brasileiro Adriano ofuscava Gilardino. Não por sua vontade, apenas estava desempenhando sua função de fazer gols. Com o brasileiro na equipe, ´Gila´ atuou por oito vezes e anotou apenas um gol. Nas nove partidas em que Adriano esteve lesionado, o atacante italiano deixou sua marca cinco vezes. Após a saída do brasileiro do comando do ataque do Parma, ´Gila´ marcou 17 gols.

´Gila´ mostrou o melhor de sua forma técnica e física no confronto entre Parma e Udinese, pela Série A, no Estádio Ennio Tardini. Na ocasião, anotou quatro gols, de todas as formas: um de cabeça e os outros que mostraram um misto de técnica e raça.

Mas Gilardino vai assistir a Euro pela televisão

Ao preparar a lista de jogadores italianos que vão a Euro-2004, que será disputada em Portugal, o técnico da Azzurra, Giovanni Trapattoni, deixou de fora os atacantes Gilardino, vice-artilheiro do campeonato italiano, com 23 gols, e Filippo Inzaghi, do Milan, que se recupera de lesão. No lugar deles, o treinador optou pelo candidato a astro Antonio Cassano, da Roma, e por Marco di Vaio, da Juventus, além dos consagrados Francesco Totti (Roma), Christian Vieri (Inter) e Alessandro del Piero (Juventus) e do polivalente Bernardo Corradi (Lazio).

A convocação de Cassano é bem vista. Ele tem grande potencial e provou sua eficiência no campeonato italiano, com belas assistências, grandes jogadas e gols, mesmo sendo o jogador mais substituído da competição. Durante a Euro, ganhará experiência em jogos pela seleção (não participou de nenhum confronto da fase eliminatória).

Mas a inclusão de di Vaio na lista… O jogador está no banco de reservas da Juve e, apesar do golaço que fez no último jogo da Vecchia Signora, pelo campeonato italiano, na vitória sobre o Siena por 3 a 1, não atravessa boa fase.

Para se ter uma idéia da pressão popular e da imprensa italiana para que ´Gila´ fosse convocado para a Eurocopa, citarei uma enquete do site do jornal Gazzeta dello Sport. No início da pesquisa sobre quais os jogadores preferidos pela torcida italiana para integrar a seleção na Eurocopa, ´Gila´, ainda na reserva de Adriano no Parma, aparecia como uma das últimas opções, superado por Inzaghi, Corradi, Miccoli e Cassano, dentre outros. Ao obter a titularidade no Parma e começar a ter grandes atuações, ´Gila´ só foi superado na enquete pelos superastros Totti e Vieri, incontestáveis na Itália.

Adeus Parma

A dívida do Parma atualmente gira em torno de US$ 360 milhões e não há como pagá-la nem a médio prazo. Um tribunal da cidade de Parma aceitou pedido de insolvência do clube, uma das empresas do grupo Parmalat. Ao contrário do que pode parecer, a decisão não significa o desaparecimento da equipe e dá a seus novos administradores tempo para pagar dívidas e acelerar contatos para sua venda.

Nesse esforço para reequilibrar suas finanças, o clube já se desfez de alguns jogadores, como os brasileiros Júnior (Siena) e Adriano (Inter de Milão), para diminuir as despesas.

A grande temporada que fez, aliada à crise financeira da equipe, colocam o artilheiro Gilardino longe de Parma na próxima temporada. Já estão de olho nos gols do jovem italiano Inter, Milan, Manchester United e Real Madrid, segundo os rumores de mercado. Mas é a Juventus a mais propensa a pagar os cerca de US$ 24 milhões ao Parma pelo jogador, referentes a multa recisória do atleta.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo