Gervinho: o novo talento dos Elefantes

O futebol de Costa do Marfim segue em alta nos últimos tempos. Não só devido ao sucesso de jogadores como Drogba, mas também pela profusão de vários bons jogadores do elenco dos Elefantes pelo futebol da Europa. E, além disso, pelos futuros craques da seleção.

Um deles é Gervinho. Apesar do nome sugerir algum brasileiro, português ou até alguém vindo de uma ex-colônia lusitana na África, o atacante é marfinense e chegou a ser disputado por alguns clubes, mas defenderá a partir da próxima temporada o Lille.

Antes da fama

De nome de batismo, Gervais Yao Kouassi, o atacante nasceu em Anyama, sendo conterrâneo de Arouna Koné, do Sevilla. Sua carreira iniciou-se nas categorias de base do ASEC Abidjan, o mais popular clube do país, em 1998. Em 2002, se transferiu para o Toumudi, onde ficou até 2004.

Com destaque nas categorias de base destes clubes, Gervinho acabou indo para o Beveren, clube belga famoso por ter (e ter tido) diversos atletas da Costa do Marfim em seu elenco. Em 2005, se profissionalizou na equipe, onde ficou até 2007, com 14 gols marcados em suas temporadas pela equipe belga.

Em sua estada no Beveren, chegou a ser sondado pelo Arsenal, mas preferiu pouco depois a transferência para o Le Mans, onde sua primeira temporada demonstrou interesse de clubes franceses e ingleses, no entanto permanecendo na equipe para a última temporada, onde seguiu impressionando.

O Arsenal teria voltado a sondar o jogador e até o Tottenham foi atrás dele, mas Gervinho preferiu ficar na França, onde defenderá o Le Mans.

Poucas chances, mas gols importantes

Na seleção da Costa do Marfim, o atacante teve apenas três chances no elenco profissional, mas nas seleções de base, o jogador mostrou certa importância, tendo marcado gols para os Elefantes na rota para os últimos Jogos Olímpicos.

Capitão da seleção olímpica marfinesa, Gervinho marcou um gols na vitória de 3 a 1 sobre o Mali, no pré-olímpico da África. Na competição em si, marcaria um gol contra a Sérvia e ajudou em outros dois gols na vitória de 4 a 2.

Em 2007, vieram suas primeiras chances profissionais, em dois amistosos, contra Angola e Qatar, mas ele teria de vez a chance de brilhar ao jogar a Copa Africana de Nações em 2008, quando entrou como substituto em duas partidas na campanha dos Elefantes pelo quarto lugar na competição.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo