Estádios: Letzigrund

O Letzigrund foi inaugurado em 1925 pelo FC Zurique. Porém, em 1937, devido à Grande Depressão, passou para o comando do município, encarregado dele até hoje. Suas obras de modernização, visando a Eurocopa, começaram em 2005 e terminaram em 2007. Com isso, subiu sua capacidade de 23 mil para 30 mil pessoas.

Seu primeiro evento, no entanto, não foi uma partida de futebol, e sim uma competição de atletismo, o Weltklasse Zürich, que aconteceu em 7 de setembro do ano passado. O primeiro jogo de futebol foi entre Zurique e Grasshoper, 17 dias depois. Estes dois clubes, inclusive, mantém o estádio como casa oficial – o primeiro de maneira permanente e o seguindo interinamente, até seu novo estádio ficar pronto (2010).

O Letzigrund também é palco de diversos shows. Quem se apresentou lá há pouco tempo foi a cantora Tina Turner. Além disso, assim como a maioria dos outros estádios da Euro, possui restaurante, lojas e diversos outros negócios.

Ao longo das décadas, o estádio também passou por outras diversas reformas, fora a última, principalmente em 1947, 58, 73 e 1984. Curiosamente, o primeiro sistema de iluminação foi instalado somente em 1973.

A cidade, uma das principais da Suíça, é destino certo de milhões de turistas anualmente. Na Eurocopa, receberá os jogos entre Romênia e França, Itália e Romênia, além da grande revanche e reedição da última final da Copa do Mundo, Itália x França.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo