Em busca da redenção

Corria o ano de 1897 e o futebol tinha somente meia década de presença no Chile quando um grupo de espanhóis residentes em Santiago fundou o Centro Espanhol de Instrução e Recreação. Eles não sabiam, mas estavam criando também o embrião daquele que seria, se não o time mais vitorioso do futebol chileno, um dos mais tradicionais.

Foi dentro do Centro de Instrução e Recreação que surgiram, em 1918, os clubes Ibérico de Futebol e Ciclista Ibérico. E foi da fusão de ambos que nasceu, em 1922, a Unión Deportiva Española, que 13 anos depois se juntaria ao Centro de Instrução e Recreação, transformando tudo numa coisa só.

Por isso, a Unión Española tem como data oficial de sua fundação o dia 18 de maio de 1897 (justamente a fundação do Centro de Instrução e Recreação) e, com 114 anos de história, é um dos clubes mais antigos do futebol chileno.

Os “diablos rojos”, como a equipe se intitula logo na primeira estrofe do seu hino, vêm fazendo boa campanha na atual edição da Taça Libertadores da América e têm boas chances de obter a classificação para a fase de mata-mata.

Mas, a menos que consiga surpreender a América e fazer campanha parecida com a de 1975, quando chegou à final (perdeu o título para o Independiente), a Unión Española seguirá sendo mais lembrado por sua importância histórica do que pelos feitos dentro de campo.

Incentivando o profissionalismo

Na década de 30 do século passado, o clube se envolveu no movimento que exigia a profissionalização do futebol chileno. Desde então, sabia-se que a mudança era necessária para desenvolver o esporte no país.

Com a negativa da Associação de Santiago (entidade que estava no poder futebolístico chileno), a Unión Española não titubeou e, junto com outras sete equipes, fundou, em maio de 1933, a Liga Profissional. Três meses depois, a Liga foi reconhecida como parte da Federação de Futebol do Chile.

Conquistas esparsas

O primeiro troféu de campeão nacional foi erguido pelo clube na temporada de 1943, em campanha de nove vitórias, oito empates e somente uma derrota. Numa época em que o triunfo valia dois empates, empatar tantos jogos não era nada desastroso e uma equipe que quase não era derrotada tinha grandes chances de sagrar-se campeã.

O segundo título viria somente em 1951, e de maneira bem mais emocionante. Unión Española e Audax Italiano terminaram o campeonato empatados com 36 pontos cada. O regulamento previa, para esses casos, a realização de um jogo extra. E foi assim, 12 dias antes do Natal daquele ano, que um gol de pênalti marcado por Mario Lorca deu a segunda conquista nacional à Unión.

A partir daí, foram 22 anos de jejum, até a chegada da chamada “década de ouro”. Nos anos 70, vieram três títulos nacionais: em 1973, 1975 e 1977, além do já citado vice da Libertadores. Tais conquistas fizeram supor, à época, que uma nova potência aparecia para rivalizar com os grandes do futebol chileno.

Rebaixamento no centenário

Mas não foi bem isso o que ocorreu. Já em 1983, uma virada de mesa impediu que a Unión fosse rebaixado para a segunda divisão. Seguiram-se então temporadas de campanhas irregulares e um bicampeonato da Copa do Chile (em 1992 e 1993), mas a derrocada estava próxima.

E ela veio em 1997, justamente no ano da comemoração do centenário. Uma derrota por 2 a 0 na última rodada para o Antofagasta decretou o primeiro rebaixamento da história da Unión Española (curiosamente, o próprio adversário também foi rebaixado naquela temporada). O retorno à primeira divisão ocorreu dois anos depois.

Esperanças para o futuro

Em 2005, 28 anos depois do último título nacional, os diablos voltariam a comemorar. A equipe faturava o título do Torneio Apertura e voltava a sagrar-se campeã chilena. Desde então, a Unión Española vem alternando campanhas irregulares e algumas participações no torneio continental.

Para 2012, se sabe que as chances de repetir a campanha de 1975 na Libertadores são pequenas, o torcedor dos diablos quer, pelo menos, a esperança de poder torcer para um time que, além de uma bela história, também pode alcançar bons resultados dentro de campo.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo