Bora, Bahêeea!

´´Bora Bahêeea! – A História do Bahia Contada por Quem a Viveu´´ é um livro que deve constar nas estantes de qualquer torcedor do Bahia, pois retrata de forma objetiva e simples a história da equipe, desde sua fundação até os dias atuais. Além do mais, o torcedor que adquiri-lo pode ter a certeza que não se trata de mais uma daquelas cansativas leituras, onde o leitor acaba perdendo o interesse pelo livro antes mesmo do final do mesmo.

Pensando nisso, o autor Bob Fernandes, editor-chefe da revista Carta Capital, resolveu fazer um livro diferenciado dos demais da coleção Camisa 13, deixando que os próprios personagens contem suas experiências. Este livro é uma coletânea de entrevistas com grandes nomes da história do Bahia que viveram períodos importantes dela. Ou seja, como já diz o subtítulo do livro, é a história do Bahia contada por quem a viveu.

Entre os entrevistados estão o massagista José Lourival dos Santos, o Alemão (funcionário mais antigo do clube), o ex-presidente e conselheiro Paulo Maracajá, o médico Rubem Bahia Ribeiro, torcedores ilustres como Gilberto Gil e Caetano Veloso, além de craques que vestiram o manto tricolor, como Baiaco, Beijoca, Bobô, Douglas e Thyrso.

Bob Fernandes recorreu a esses ícones da história do Bahia para relatar casos engraçados, dramas pessoais, doping, sujeiras da cartolagem, momentos inesquecíveis e jogos históricos do Bahia em seus 72 anos de vitórias. Por meio desses relatos, o torcedor poderá conhecer mais a fundo cada período atravessado pela equipe.

Entre os personagens presentes no livro destaca-se o artilheiro Beijoca. Quem acha que jogadores como Marcelinho Carioca, Djalminha e Júnior Baiano são bagunceiros provavelmente não conhece esse jogador que marcou época no Bahia, assinalando 106 gols em 220 partidas, além de ter colecionado 14 processos na Justiça.

Um dos fatos contados por Beijoca aconteceu na véspera da disputa pelo tetracampeonato estadual. O atacante se esbaldou na noite de Salvador e chegou bêbado pela manhã na concentração. Ele acabou sendo perdoado, porém o cartola Paulo Maracajá havia prometido dispensá-lo após a final. Sabendo disso, Beijoca pediu para tomar mais uma geladinha para curar a ressaca e foi prontamente atendido. Horas depois, ele acabou marcando o gol do título e continuou na equipe.

Outros destaques do livro são as entrevistas do médico Rubem Bahia Ribeiro, 92 anos, que jogou na primeira equipe do Bahia, em 1931, os relatos apaixonados de torcedores famosos como Gilberto Gil, os detalhes revelados pelo ídolo Bobô sobre a campanha do Bahia no título brasileiro de 1988, além de outras histórias que você só poderá conhecer lendo esse retrato da história do maior clube do Nordeste.

A obra faz parte do projeto editorial Camisa 13, uma coleção sobre os 13 maiores e mais populares clubes brasileiros. O projeto, criado pela Geração Conteúdo e editado pela DBA, traz 13 escritores-torcedores falando sobre a história de seu clube do coração.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo